01/07/2019 - Safra lança carteira digital com foco no varejo
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Por: Flávia Furlan
O Banco Safra lançou uma carteira digital para o público em geral que terá gratuidade em transferências, saques e pagamentos, em mais um passo para ser reconhecido também como um banco do varejo.
Historicamente, a instituição financeira concentrou sua atuação no atendimento a médias e grandes empresas, além de grandes investidores e famílias. A oferta de produtos e serviços para pequenas empresas e pessoas físicas começou a ser feita somente após o lançamento de sua credenciadora de cartões, a SafraPay, em 2017.
A carteira digital, chamada de SafraWallet, no entanto, é uma tacada do banco para alcançar o público em geral, numa estratégia que deve resultar no lançamento de um banco digital num futuro próximo, segundo apurou o Valor. A meta do Safra é estar entre os quatro maiores bancos privados de varejo por meio de sua plataforma digital, transferindo aos clientes o baixo custo de uma menor rede de agências físicas.
Para usar a SafraWallet não precisa ser cliente do banco. Basta baixar o aplicativo, que já está disponível, e carregar a carteira com a transferência de recursos de outra conta, portabilidade de salário e cadastro de cartões.
Em estabelecimentos comerciais, o cliente poderá pagar as compras pelas tecnologias QR Code ou por aproximação - chamada "NRC". Por enquanto, a carteira só será aceita nas maquininhas da SafraPay, mas a ideia é ampliar para outras credenciadoras. O banco prevê, no futuro, oferecer pagamentos via reconhecimento facial, além de transferências por QR Code.
No segundo semestre, o banco deve incorporar um "SuperApp" à carteira, agregando serviços de mobilidade, transporte e plataformas de streaming. É dessa forma que o Safra pretende rentabilizar o negócio, uma vez que não cobrará tarifas pelos serviços básicos da carteira digital, como as transferências e pagamentos.
Essa é a segunda iniciativa de carteira digital de um banco no país neste ano. Em maio, o Itaú Unibanco anunciou sua plataforma de pagamentos móveis, batizada de "iti". Neste caso, os pagamentos podem ser realizados em estabelecimentos comerciais ou entre usuários de maneira instantânea, 24 horas por dia, inclusive fins de semana, por meio de QR Codes. Em fase de testes, o produto deve ser lançado neste terceiro trimestre.