Museu do Cartão de Crédito

15/05/2019 - PagSeguro amplia lucro e avança em serviço bancário

Voltar

VALOR

Por: Flávia Furlan

Após registrar um crescimento acelerado no primeiro trimestre deste ano, a credenciadora de cartões PagSeguro, controlada pelo grupo UOL, anunciou que vai dar a largada nos serviços bancários para varejistas e consumidores, que serão oferecidos pelo PagBank.

A empresa reportou lucro líquido de R$ 309,7 milhões no primeiro trimestre deste ano, o que representa um crescimento de 108,6% na comparação com o mesmo período do ano passado. O lucro líquido ajustado foi de R$ 325,4 milhões, avanço de 52,8% no mesmo intervalo.

O volume total de pagamentos que passaram pelas "maquininhas" foi de R$ 24,4 bilhões de janeiro a março, 69,8% superior ao do mesmo período do ano passado. Esses recursos foram transacionados nos equipamentos de 4,4 milhões de clientes ativos no primeiro trimestre, um total 42,5% superior ao do mesmo período de 2018.

As receitas totais da PagSeguro foram de R$ 1,251 bilhão nos três primeiros meses deste ano, avanço de 34,8% em relação ao mesmo período de 2018. Já as receitas financeiras, que decorrem da antecipação de recebíveis das compras com cartão de crédito, somaram R$ 430,5 milhões, um aumento de 56,6%. A margem líquida da PagSeguro subiu de 16% no primeiro trimestre de 2018 para 24,8% no mesmo período deste ano.

Com a operação de banco, a empresa vai além do atendimento a varejistas, profissionais liberais e autônomos que precisam receber pagamentos e passa a atingir também consumidores. "Varejistas e consumidores poderão aderir à conta digital da PagSeguro por meio de um aplicativo", disse Ricardo Dutra, presidente da PagSeguro, em teleconferência com analistas.

Os produtos bancários da companhia servirão para fidelizar os varejistas, em meio à maior concorrência no mercado de credenciamento de cartões.

Com a estratégia de agregar cada vez mais serviços, a PagSeguro conseguiu fazer com que receitas adicionais, além daquelas obtidas com a atividade de credenciamento, crescessem 125% no primeiro trimestre, frente ao mesmo período do ano passado. Um quarto dos clientes usam esses serviços, segundo a empresa.

Os serviços bancários também têm foco nos 60 milhões de brasileiros sem conta em banco. A PagSeguro acredita que pode liderar a inclusão no sistema financeiro, assim como fez com pequenos e médios varejistas no mercado de cartões.

Uma campanha nacional para promover o PagBank e os serviços da conta digital estreou ontem. A conta permitirá aos clientes fazer pagamentos, carregar cartões pré-pagos, efetuar saques e receber transferências.

Além disso, será possível fazer a portabilidade de salários, uma forma de atrair os consumidores. "Qualquer um pode agora receber seu salário na conta digital da PagSeguro sem nenhum custo", afirmou.

A empresa ainda lançou um cartão de pagamento, em parceria com a bandeira Visa, com tecnologia de aproximação que permite gastar até R$ 50 por transação. Esse plástico permitirá compras on-line para transporte, alimentação e serviços de streaming, por exemplo.

Os varejistas, que já são clientes do serviço de credenciamento, terão um cartão de crédito em parceria com a bandeira Visa, com aceitação internacional, e vinculado à conta digital. O produto não terá anualidade nem taxa de adesão.

O nome PagBank foi registrado pelo grupo no ano passado. A PagSeguro obteve autorização do Banco Central e da Presidência da República em dezembro para adquirir o Banco Brasileiro de Negócios (BBN), do Grupo Rendimento. A instituição tem autorização para atuar como banco múltiplo, mas não estava operacional. (Colaborou Talita Moreira)

Newsletter

Preencha os campos abaixo e receba nossas notícias:

Rua Visconde do Rio Branco, 1488 - 18º andar - Centro - Curitiba/PR

Contato
Telefone Logo

2020 Museu do Cartão - Todos os direitos reservados