Museu do Cartão de Crédito

24/04/2019 - Cielo anuncia pagamento instantâneo e devolução do valor da maquininha; ação tem dia volátil na Bolsa

Voltar

INFOMONEY 
 

A Cielo anunciou nesta quarta-feira que realizará pagamentos de recebíveis de forma instantânea (no mesmo dia) a clientes que possuem a conta digital da empresa.

A empresa também conversa com bancos para que contas correntes nos demais domicílios bancários também tenham acesso à ferramenta. "Todos os nossos parceiros estão convidados, não só os acionistas [BB e Bradesco têm ações da credenciadora]", disse o CEO da empresa, Paulo Caffarelli.

Até então, a empresa possibilitava antecipação para dois dias depois da compra (D+2), com cobrança de taxa. A antecipação instantânea (D+0) também terá taxas: 1,99% para débito, 4,99% para crédito à vista e 5,99% para crédito parcelado.

Outra medida anunciada como forma de reter clientes é a devolução do preço pago pelas maquininhas. Serão agraciados com o retorno do valor pago clientes que realizarem R$ 1,6 mil em compras no cartão de crédito por três meses seguidos. “Feito isso, a maquininha é sua”, disse Caffarelli.

As medidas são vistas como um contra-ataque a anúncios recentes de concorrentes como Rede, que zerou a taxa de antecipação de recebíveis para alguns clientes, SafraPay, que fez movimento semelhante, e PagSeguro, que inaugurou o pagamento instantâneo.

Maior do setor, a Cielo vem perdendo market share desde que a concorrência de novas empresas começou a acirrar nos últimos anos. O resultado divulgado nesta terça-feira mostrou que, nos últimos três meses, a empresa deixou de perder fatia de mercado pela primeira vez desde 2016. "É um bom sinal, mas não é uma corrida de cem metros", disse o presidente da empresa.

“Não estamos só sendo atacados, estamos atacando também”, disse Caffarelli. Segundo ele, o objetivo da companhia é ter o menor custo final para o cliente, considerando aluguel, taxa MDR, antecipação e outros.

“Não abriremos mão da liderança, mas a Cielo de R$ 4 bi de lucro não existe mais, o mais importante é ser competitivo", complementa. O número de funcionários focados em vendas passou de 700 para 2,2 mil neste ano. Atualmente, a empresa captura 1,6 mil clientes por dia, e a expectativa é que esse número salte para 2 mil.

A ação da Cielo abriu o pregão caindo 4% com resultados fracos no trimestre passado gerando incerteza sobre a capacidade da empresa de manter market share. Após a divulgação das medidas de concorrência, o papel virou para uma alta que chegou a 3,47% e estava em 1,8% por volta das 10h25. Contudo, os papéis logo viraram para queda, acompanhando a sessão de forte baixa do Ibovespa.

 

Newsletter

Preencha os campos abaixo e receba nossas notícias:

Rua Visconde do Rio Branco, 1488 - 18º andar - Centro - Curitiba/PR

Contato
Telefone Logo

2020 Museu do Cartão - Todos os direitos reservados