22/04/2019 - Cade abre investigação contra Itaú após Rede zerar taxa de antecipação
VoltarINFOMONEY
O superintendente geral do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), Alexandre Cordeiro, determinou nesta quinta-feira (18) a abertura de um procedimento preparatório de investigação contra o Itaú.
A decisão ocorre após a empresa, por meio de sua credenciadora de cartões, a Rede, zerar a taxa de antecipação recebíveis dos clientes. Segundo o Broadcast, a avaliação preliminar é que a medida vai contra a jurisprudência do Cade, que já multou bancos por discriminarem clientes de outras "maquininhas".
A suspeita é que haja conduta anticompetitiva, já que o Itaú oferece condições melhores para clientes da sua própria credenciadora. Além disso, também será investigado se o banco está praticando preço predatório e subsídio cruzado.
O movimento tomado hoje endurece a briga das maquininhas e já pesou para as concorrentes Cielo, Stone e PagSeguro, que viram suas ações desabarem na bolsa. A Cielo fechou o pregão desta quinta com queda de 7,30%, enquanto Stone e PagSeguro caíram 23,6% e 9,74%, respectivamente.