Museu do Cartão de Crédito

28/03/2019 - Revendedores de Natura e Boticário terão conta digital

Voltar

VALOR 

Por: Alexandre Melo 
 

Empenhados em aumentar a produtividade, a Natura e o Grupo Boticário passarão a munir seus revendedores com contas digitais e "maquininhas". Com a "bancarização" da força de vendas, o intuito é substituir aos poucos os pagamentos feitos pelos clientes com dinheiro e cheque por cartões e boletos.

A Natura, que negocia a aquisição da Avon, fez parceria com o Santander para oferecer a 1 milhão de consultores no país os serviços de conta corrente digital sem custo, microcrédito, "maquininha" e cartão com funções crédito e débito. Cerca de 40% da base não tem conta bancária.

Erasmo Toledo, vice-presidente de venda direta da Natura, disse que os serviços estão integrados ao aplicativo para facilitar a gestão financeira pela consultora. Os testes começam em abril e a implementação deve estar completa em maio. Futuramente, os serviços estarão disponíveis nos países da América Latina onde a marca atua.

"O modelo de vendas por relações [em que as consultoras têm margens de lucro conforme o desempenho] possibilitou alta de 18,4% na produtividade no quarto trimestre de 2018. Estes serviços vão ajudar a dar um salto no indicador porque a transação será mais fluída", disse o executivo.

A Natura já tem 50 mil consultoras com as "maquininhas", mas a partir de maio, só quem tiver a conta digital no Santander poderá dispor do equipamento. Para as novas correntistas não se endividarem, só poderão gastar nas funções débito ou crédito o saldo que estiver disponível na conta.

Mario Leão, vice-presidente executivo de atacado do Santander Brasil, comentou que a parceria foi desenvolvida com a Natura porque a instituição olhou a empresa de forma integrada. "O aumento da fidelização entre a consultora e a Natura será positivo para toda a sociedade, uma vez que incentiva o empreendedorismo e a inclusão bancária".

Toledo afirmou que o microcrédito será concedido conforme o tempo de relacionamento e a adimplência. As consultoras digitais poderão contratá-lo para fazer estoque ou investir na divulgação de suas lojas na Rede Natura. O engajamento no YouTube, Instagram e Facebook é importante porque suas vendedoras podem estar conectadas a 40 milhões de pessoas.

No Grupo Boticário, o desenvolvimento foi realizado pela unidade de serviços financeiros Mooz, que atua como uma subcredenciadora fazendo antecipação de recebíveis para 90% dos franqueados. O serviço para as revendedoras começou a ser planejado em setembro de 2018. Os testes ocorrem desde janeiro e o lançamento será em maio.

Segundo Marcelo Azevedo, diretor financeiro, as revendedoras de Eudora e O Boticário poderão emitir boletos e enviar os códigos por SMS, WhatsApp ou e-mail e receber pagamentos com cartões. As maquininhas da Natura e do Grupo Boticário também poderão receber pagamentos de qualquer serviço, como cabeleireiro e maquiagem, por exemplo.

Os aplicativos permitirão que os profissionais acompanhem as vendas em tempo real, inclusive, identificando os valores futuros a receber de boletos ou crédito. "Se a vendedora estiver sem limite para comprar produtos conosco, avisaremos que terá R$ 300 para receber em alguns dias. Ela poderá trocar esses recebíveis por produtos", disse Azevedo.

Com esses equipamentos, espera-se que os revendedores reduzam a "venda fiado" anotada no "caderninho". O diretor financeiro do Grupo Boticário acrescentou que existirá também uma função para "aplicar na poupança" o saldo disponível em conta que não for usado para compra de produtos das marcas da empresa. No futuro será possível prorrogar até boleto da revendedora pelo aplicativo.

O Grupo Hinode, que atua no sistema de marketing multinível - em que o vendedor credenciado pode indicar outros revendedores e a equipe tem participação nos resultados - também planeja oferecer serviços financeiros a sua rede em abril, mas não deu detalhes.

 

Newsletter

Preencha os campos abaixo e receba nossas notícias:

Rua Visconde do Rio Branco, 1488 - 18º andar - Centro - Curitiba/PR

Contato
Telefone Logo

2020 Museu do Cartão - Todos os direitos reservados