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25/10/2017 - Nubank lança serviço de conta para pagamentos

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Por: Daniela Frabasile 


O Nubank anunciou nesta terça-feira (24/10) seu mais novo produto: uma conta de pagamento.

O movimento já era esperado e foi divulgado em evento na sede da fintech, em São Paulo, com a presença de jornalistas, investidores e clientes.

Segundo David Vélez, CEO do Nubank, o processo de abertura da NuConta será semelhante ao do cartão de crédito. Os usuários enviam fotos de seus documentos pelo aplicativo e a conta é criada em minutos, sem tarifas e sem verificação de crédito.

Quem já tem o cartão de crédito do Nubank pode fazer o pedido pelo aplicativo, e a conta é criada automaticamente.

O serviço começará a ser oferecido para alguns usuários em versão beta nos próximos dias. Nos próximos meses, a experiência irá se expandir para uma base maior de usuários do cartão de crédito Nubank.

Segundo Vélez, a conta da fintech tem outra vantagem frente aos grandes bancos. O dinheiro é aplicado automaticamente em títulos públicos. “É uma conta de pagamento, o dinheiro fica em nome do cliente no Tesouro”, explica Vélez.

Também não serão cobradas taxas para transferências da NuConta para outros bancos. "Hoje, as informações sobre onde investir o dinheiro estão restritas a poucas pessoas. Por isso 70% de todos os investimentos estão na na poupança. Isso representa R$ 1 trilhão, que poderiam ter rendimentos muito melhores", disse.

“Assim que você envia seu dinheiro para a NuConta, ele começa a render na hora, sem você ter que tomar nenhuma decisão e sem ter que falar com o gerente, e é um rendimento acima do CDB e da poupança”, afirma.

Os rendimentos são diários e seguem uma taxa indexada à Selic. Segundo a fintech, o dinheiro é investido automaticamente em títulos públicos, e por isso é um investimento de baixo risco.

Os valores ficam registrados no Tesouro Direto em nome do cliente. Contudo, o rendimento líquido (excluindo impostos) depende do tempo que cada um deixar o dinheiro investido na conta.

Sobre o rendimento, incidem dois impostos: o IOF e o imposto de renda. A porcentagem de cada imposto poderá variar, dependendo dos valores e datas de cada transferência. A cobrança desses impostos é feita diariamente, apenas no valor do rendimento, e não no saldo total da conta. A alíquota do IOF, por exemplo, varia de 96% (para quem resgata o investimento um dia depois da aplicação) a 0% (para quem deixa mais de 30 dias). Os clientes podem acessar essas informações diretamente no aplicativo.

Segundo David Vélez, o novo serviço segue o princípio do Nubank de melhorar os serviços financeiros no Brasil e reduzir as taxas cobradas. “A gente espera que todos que tenha o cartão Nubank abram a NuConta.

Recebemos 13 milhões de pedidos e temos 2,5 milhões de clientes, o que significa que tivemos que negar muitos clientes. Eventualmente com a informação do uso da NuConta, poderemos liberar o cartão de crédito para mais pessoas”.

Vélez lembrou que o país tem mais de 60 milhões de pessoas sem acesso a contas bancárias. “Mais de 30% da população é desbancarizada, e isso não tem mudado em décadas, mas muitas dessas pessoas têm YouTube e Facebook”.

No futuro, a fintech espera permitir o pagamento do boletos e cadastro de débito automático. Também está analisando a possibilidade de oferecer crédito a seus clientes. “O objetivo é que as pessoas possam fechar a outra conta que têm. Ser uma conta completa é arbitrário. Você vê a lista de serviços dos bancos, e nem tudo aquilo é necessário”, disse Cristina Junqueira, cofundadora do Nubank.

O Nubank pretende também facilitar as transferências bancárias com seu novo produto. Por exemplo, quem tiver a conta pode pagar a fatura do cartão de crédito Nubank em poucos segundos. Os clientes também poderão fazer transferências bancárias para outros clientes da NuConta usando um qr code no aplicativo. O dinheiro é transferido em segundos.


Investimentos elevados


David Vélez e Cristina Junqueira ressaltaram que o Nubank tem a aproximadamente dois anos um pedido de cadastro como instituição financeira. Com a formatação atual da NuConta, contudo, não é necessário ter esse tipo de cadastro, já que é uma conta de pagamento.

Ao ser questionado, Vélez reafirmou que o Nubank gera caixa, mas ainda não tem lucro líquido positivo.

Segundo Cristina Junqueira, isso é uma decisão da empresa, que mantém investimentos elevados para permitir o crescimento da base de usuários. Mesmo sem a NuConta, a fintech tem mantido crescimento de 10% ao mês.

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