19/09/2017 - As moedas virtuais vão duelar com empresas de cartão de crédito
VoltarPEQUENAS EMPRESAS E GRANDES NEGÓCIOS
Por: Fabiano Candido
Vitalik Buterin, criador da moeda virtual Etherium, explicou que a sua tecnologia deve duelar, em alguns anos, com as redes de cartão de crédito pelo mundo. O russo, que é radicado no Canadá, foi uma das estrelas do primeiro dia do TechCrunch Disrupt, evento que acontece em São Francisco, nos EUA, e tem cobertura exclusiva de Pequenas Empresas & Grandes Negócios.
Buterin foi ao evento para contar como sua tecnologia funciona e, principalmente, contar como empreendedores podem aproveitar o potencial da rede que controla o Etherium.
Mas ele chamou a atenção por colocar em xeque o futuro de empresas como a Visa, por exemplo. “A rede do Etherium, hoje, não é capaz de processar a quantidade de operações que uma empresa de cartão de crédito realiza. Mas em pouco tempo, será; e um monte de gente vai usar minha tecnologia e criar e serviços e produtos que podem duelar com a Visa”, diz o jovem de 23 anos.
O Etherium, assim como o Bitcoin, é uma moeda virtual que opera numa rede criptografada e cheia de computadores que certificam as operações.
Ambas as moedas podem ser usadas para fazer transações financeiras, como pagar um produto ou contratar um serviço – algumas empresas pelo mundo já as aceitam como pagamento – entenda, aqui, como funcionam as moedas virtuais.
Questionado se sua previsão do Etherium duelar com grandes empresas em pouco tempo não é audaciosa, Buterin afirmou que não. “As novas tecnologias estão mudando vários setores; o setor financeiro também vai passar por uma revolução. É questão de tempo.”