Museu do Cartão de Crédito

31/07/2017 - Cartões vão além do convencional

Voltar

Por Soraia Duarte | De São Paulo | Valor Econômico

As empresas que atuam com cartões corporativos - tanto as bandeiras, como os bancos emissores - têm conduzido suas estratégias de negócios para diversificar o portfólio de serviços e soluções adicionais ao cartão que é oferecido como meio de pagamento. "Vamos além do transacional", destaca Maria Regina Botter, diretora de produtos da Visa. A executiva explica que, assim como viabilizam pagamentos, os cartões corporativos podem ser utilizados, pelas empresas, como ferramentas de gestão, de controle e de organização de fluxo de caixa. "É um tipo de solução que tende a melhorar processos e controles".

Com o intuito de disseminar a utilização de serviços com essa finalidade, a Visa passou a oferecer uma tecnologia padrão para que os clientes construíssem soluções digitais e aplicativos que atendam às necessidades de seus negócios. Lançada em fevereiro de 2016, essa plataforma já conta com 200 serviços e produtos clientes, voltados a questões como métodos de pagamento, risco e fraude, informações analíticas e ofertas/fidelidade. Essa marca, destaca Maria Regina, faz do Brasil o segundo país que mais acessa a plataforma, atrás apenas dos Estados Unidos.

O Santander também lançou uma plataforma de gestão em controle direcionada a grandes empresas. "É uma ferramenta que permite centralizar e monitorar todos os gastos, conciliando as despesas com a contabilidade da empresa", explica Rodrigo Cury, superintendente executivo de cartões do Santander. Construída em parceria com a Mastercard, essa plataforma permite que o cliente faça a gestão das despesas, o que inclui pedido de novos cartões, mudança da data de pagamento e controle do fluxo de gastos, entre outras ações.

Há também soluções específicas para pequenas e médias empresas. A Mastercard lançou, recentemente, plataformas que permitem gerenciar orçamentos. Entre elas, há uma ferramenta de controle de uso, por meio da qual o empreendedor pode estabelecer parâmetros para gerenciar os gastos e gerar credenciais seguras de pagamento com números de cartão virtual. Há também um portal com oferta de serviços como cursos on-line e conexão wi-fi, além de ferramentas de gestão financeira. "Buscamos oferecer produtos e soluções que ajudem o cliente a comprar melhor, operar melhor o seu negócio e vender melhor", destaca Miltonleise Carreiro Filho, vice-presidente comercial da Mastercard.

Em paralelo à tendência de desenvolver soluções de gestão, as empresas continuam buscando a diferenciação na oferta de cartões de pagamento. A Mastercard acaba de estender para pequenas e médias empresas os cartões de categorias Platinum e Black, antes restritos a pessoas físicas. O Santander lançou há dois anos no Brasil um cartão corporativo também direcionado exclusivamente para a pequenas e médias empresas. "Virou referência para o Santander no mundo inteiro", diz Cury. O executivo afirma que esses cartões são similares aos que são disponibilizados a pessoas físicas, diferenciando-se por critérios adotados para gestão de limites e benefícios como a permissão de transferir, para o cartão que o executivo tiver como pessoa física, os pontos acumulados no cartão corporativo. E há, ainda, a possibilidade de não pagar anuidade mediante um valor mínimo de uso.

A Elo, bandeira que conta com Banco do Brasil, Bradesco e Caixa  como acionistas, também irá lançar, no segundo semestre deste ano, cartões corporativos para pequenas e médias empresas. Com isso, expandirá sua atuação, até então focada exclusivamente em pessoa física. "Será a primeira fase da estratégia para ingressarmos no mercado de pessoa jurídica", comenta Henry Maeda, superintendente de produtos da Elo. A oferta de cartões corporativos para grandes empresas também está no radar e deverá ser lançada ainda neste ano, segundo Maeda.

Newsletter

Preencha os campos abaixo e receba nossas notícias:

Rua Visconde do Rio Branco, 1488 - 18º andar - Centro - Curitiba/PR

Contato
Telefone Logo

2020 Museu do Cartão - Todos os direitos reservados