Museu do Cartão de Crédito

12/05/2017 - Clientes Neon agora poderão autenticar compras através de selfies

Voltar

Startupi

Foi anunciada hoje uma solução, em parceria entre a Visa e o banco Neon, que permite que os clientes do banco autentiquem suas compras online por meio de selfies. Os usuários do banco, a partir de hoje, podem utilizar esta opção, além das já conhecidas confirmação pela digital ou pela senha numérica.

Em transações que fujam muito do padrão de consumo de um determinado usuário, é normal que o estabelecimento comercial onde a compra está sendo realizada peça a autenticação daquele cliente para os meios de pagamento responsáveis, para garantir que não haja fraude.

“Nas compras com cartão físico, nós temos o chip com a senha numérica, o que autentica a compra automaticamente. Para as compras online, nós criamos esta solução para dar mais segurança para o lojista e para o cliente, além de ser uma opção 100% digital”, explica Fernando Teles, country Manager da Visa.

Como funciona?

Quando um cliente abre uma conta no banco Neon, ele envia fotos de seu documento de identidade e cadastra uma foto de rosto. A selfie serve para que o banco confira a autenticidade dos documentos apresentados e é também uma das opções para acessar o aplicativo do banco online.

A imagem do usuário fica então armazenada no banco de dados do Neon, criptografada. Agora, com a opção de selfie para autenticação de compra, o cliente não vai precisar digitar sua senha ou confirmar digital. Basta apontar a câmera frontal do smartphone para o rosto e piscar. A imagem não fica armazenada no celular do usuário e, em hipótese alguma, o estabelecimento comercial receberá uma foto do comprador, garante Pedro Conrade, CEO do banco.

“Caso a pessoa opte por autenticar a compra com a selfie, não é necessário tirar uma foto com a câmera. Só o ato de piscar os olhos é suficiente para que a tecnologia do Neon reconheça que a pessoa está presente no momento da confirmação. Após confirmada, a imagem vira um algoritmo que será validado com o banco de dados do Neon. Tudo na hora”, explica Pedro. Ele diz ainda que se o banco de dados tiver menos de 99,6% de certeza de que a pessoa da selfie é realmente o titular do cartão, a compra não é aprovada.

Na maioria dos casos o chargeback, ou seja, o cancelamento de uma compra por não reconhecimento do titular do cartão, é responsabilidade do varejista, o que pode acarretar em um enorme prejuízo aos comerciantes em caso de fraude. No caso das confirmações realizadas pelo Neon, o banco toma a responsabilidade pela autenticação da compra, aumentando assim a conversão de vendas para os e-commerces. “Desde quando o Neon foi lançado até hoje, não tivemos nenhum caso de fraude com os nossos cartões”, diz o CEO.

“Na Visa, adotamos a metodologia centrada no ser humano para desenvolver tecnologias que atendam às necessidades e resolvam problemas reais do consumidor final, que está cada vez mais empoderado. A solução de autenticação por selfie foi desenvolvida em parceria com o Neon para proporcionar uma experiência ágil e segura para o consumidor realizar suas compras online com tranquilidade”, explica Percival Jatobá, vice-presidente de produtos da Visa do Brasil.

“Juntamos a segurança da rede Visa, com um comportamento popular, cotidiano e divertido que é tirar uma selfie. Com isso, também ajudamos os estabelecimentos comerciais a converterem mais vendas, proporcionando mais uma forma de confirmar quem realmente está fazendo a compra online”, completa o executivo.

Newsletter

Preencha os campos abaixo e receba nossas notícias:

Rua Visconde do Rio Branco, 1488 - 18º andar - Centro - Curitiba/PR

Contato
Telefone Logo

2020 Museu do Cartão - Todos os direitos reservados