03/03/2017 - AmEx passa a oferecer US$ 200 no Uber
VoltarPor Jenny Surane | Bloomberg | Valor Econômico
A American Express está levando adiante a guerra de recompensas dos cartões de crédito premium oferecendo aos clientes Platinum US$ 200 em corridas grátis no Uber, embora tenha decidido ao mesmo tempo elevar a anuidade. Redesenhado em aço inoxidável, o cartão custará US$ 550 a partir de 30 de março aos novos donos, uma alta de US$ 100 que entrará em vigor para os antigos usuários na renovação a partir de setembro. É o primeiro aumento da tarifa em mais de uma década, segundo Janey Whiteside, vice-presidente de produtos de cobrança, benefícios e serviços da AmEx.
Além do crédito no Uber, os usuários poderão ganhar cinco vezes os pontos de recompensa nos hotéis reservados por meio do website da empresa. E a AmEx está expandindo sua coleção de lounges em aeroportos. "Temos trabalhado para refinar e avançar com o cartão", disse Whiteside.
A maior emissora de cartões de crédito dos EUA, em termos de compras, está sofrendo pressão para defender seu domínio. O rival J.P. Morgan fez barulho em agosto com o cartão Sapphire Reserve, que oferece um bônus inicial de assinatura de 100 mil pontos e atraiu tantos clientes que ficou temporariamente sem o material para fabricá-lo.
No início da semana, o chefe de serviços ao consumidor da AmEx, Doug Buckminster, classificou a oferta como "um ataque frontal" ao portfólio Platinum, ressaltando que as baixas de clientes aumentaram temporariamente após o lançamento do Sapphire Reserve.
A AmEx informou em outubro que está colocando uma "nova ênfase" nos produtos Platinum. As baixas depois do lançamento do Sapphire foram controladas após cerca de duas semanas e a AmEx terminou o ano com crescimento do número de cartões Platinum.
O J.P. Morgan posteriormente reduziu seu bônus de assinatura. E apesar de o CEO Jamie Dimon ter comemorado a popularidade do cartão, segundo ele o bônus eliminou US$ 300 milhões dos lucros do banco no quarto trimestre.