19/10/2016 - Holandesa Adyen passa a atuar como credenciadora
VoltarPor Flavia Lima | De São Paulo | Valor Econômico
A holandesa Adyen passa a atuar como credenciadora de cartões no Brasil. Diferentemente das principais empresas que atuam no segmento, o foco da Adyen será o comércio eletrônico e não a entrada em lojas físicas com as maquininhas de cartões. A empresa terá como parceiro o banco Bonsucesso, conhecido por sua forte atuação no crédito consignado.
Segundo o vice-presidente sênior da Adyen para a América Latina, Jean Christian Mies, os contratos serão fechados com a Adyen e o Bonsucesso ficará encarregado da liquidação financeira dos pagamentos.
A ideia não é entrar na briga direta por mercado com as grandes do segmento - Cielo, Rede e GetNe t. A empresa, uma fintech, aposta na tecnologia como diferencial. "Empresas tradicionais não têm a capacidade de inovação que é demandada por grandes clientes de mercado. Somos uma empresa de tecnologia que se especializou na indústria de pagamentos", diz Mies.
Com a nova atuação, a empresa vai unificar o processamento de pagamentos por meio de uma única plataforma conectada com todas as bandeiras locais. No mundo, a expectativa é que a empresa dobre os processamentos para US$ 100 bilhões em compras em 2016 e o Brasil, diz Mies, é parte crucial nesse processo. Em 2015, a empresa registrou US$ 50 bilhões em transações globais, superando em US$ 25 bilhões o ano anterior.
Mies afirma que enxerga o movimento de queda das margens do setor de cartões como algo "natural" em razão do "saudável" aumento da competição no mercado brasileiro de pagamentos. E diz que isso não o preocupa pela vantagem que detém em tecnologia. A operação, explica, é totalmente automatizada, o que deixa a empresa em posição mais confortável com relação a competidores com sistemas mais antigos que demandam mais gastos com manutenção.
"Temos plataforma moderna e muito mais eficiente que as tradicionais. E a nossa operação é mais enxuta", diz, ao ressaltar que a empresa conta com apenas 35 pessoas no Brasil.
A Adyen está no Brasil há cinco anos como "gateway", empresa que serve como facilitadora de transações de comércio eletrônico. Entre seus clientes, estão Netflix, Dafiti e Uber.