24/02/2016 - PayPal faz aliança com operadoras
VoltarPor Ivone Santana | De São Paulo | Valor Econômico
O PayPal Holdings anunciou ontem em Barcelona uma aliança com as gigantes de telecomunicações Vodafone, na Europa, e América Móvil, na América Latina, para serviços de pagamentos por celular - ou carteira digital. O acordo inclui o grupo Claro no Brasil e Telcel no México.
O movimento da empresa de pagamentos eletrônicos, anunciado por seu executivo-chefe Dan Schulman durante o Mobile World Congress, mostra sua estratégia para crescer no segmento de telecomunicações, depois que se separou do eBay. Ao fazer esse acordo, a empresa passa a ter acesso a milhões de clientes das duas teles em diversos países.
A Vodafone tem 454 milhões de usuários e a América Móvil, 286 milhões. Os usuários ativos das carteiras digitais da Claro e Telcel somam mais de 140 milhões de usuários, dos quais a Claro detém 66 milhões e a Telcel, 74 milhões.
Procurada pelo Valor, a Claro confirmou a parceria com o PayPal, mas não dispunha de porta-voz para comentar o assunto.
De acordo com o PayPal, será possível fazer compras usando celulares e outros dispositivos móveis como tablets e laptops e entregar a varejistas e consumidores mais flexibilidade e opções de escolha sobre como querem pagar e serem pagos.
As transações digitais via smartphones já são oferecidas também por outras operadoras. As alianças visam cobrir a lacuna deixada no mercado financeiro pela população de baixo poder aquisitivo que não tem acesso a serviços bancários. O smartphone tem sido um instrumento de acesso bancário.
A Telefônica fez uma joint venture com a Mastercard e juntas criaram a MFS. Daí nasceu o Zumm, de serviços bancários.<
O TIM Multibank Caixa é uma parceria entre a tele, a Caixa e o Mastercard para levar ao usuário um serviço que permite uma conta bancária pré-paga no celular.
Já a aliança da Oi com Cielo e Banco do Brasil em 2013 criou o Oi Carteira, que conta com uma variedade de transações bancárias.