15/10/2014 - Onebuy investe para trocar senha por token
VoltarPor Tatiane Bortolozi | De São Paulo | Valor Econômico
A startup de tecnologia Onebuy vai investir R$ 7 milhões até dezembro em seu negócio de tecnologia de substituição de dados sensíveis - como o número do cartão de crédito - por um código (token) que elimina a necessidade de identificação e senha a cada compra no comércio eletrônico. A companhia registrou patente nos Estados Unidos e tem planos de internacionalização em 2015.
O aplicativo, para dispositivos móveis ou computador, funciona com um cadastro inicial que inclui endereços de entrega e os números dos cartões de crédito. Em um site integrado ao sistema da Onebuy, o usuário gera um token, válido por poucos segundos para cada operação, e conclui a compra em menos de um minuto.
"A grande diferença é que não é preciso informar o dado de usuário, a senha e o sistema não está sujeito a 'fishing' (fraude eletrônica para adquirir dados pessoais como senhas e informações financeiras)", diz o sócio-fundador Edgard Baptista Pereira. Os dados financeiros são armazenados pela Braspag, do grupo Cielo.A Onebuy estima processar 120 mil transações mensais até junho de 2015. Atualmente, são 1 mil a cada mês.
No início de 2014, a companhia iniciou as atividades com o token em "ambiente controlado" e, em setembro, conquistou seu maior cliente, a rede de floricultura e presentes Giuliana Flores. Netfarma, Chocolat Du Jour, Della Via Pneus (revenda da Pirelli) também são parceiros.
A companhia recebeu investimento de Luiz Fernando Figueiredo, sócio da gestora de recursos Mauá Sekular. Novas parcerias não estão descartadas, diz o sócio-fundador Affonso Giffone.