27/02/2025 - Tecnologia Click to Pay impulsiona vendas online de parceiros Mastercard
VoltarPor: Valor Econômico
Em meio à crescente demanda por mais segurança e conveniência, os consumidores estão acompanhando a transformação rápida dos pagamentos digitais, possibilitada pelo desenvolvimento de tecnologias que prometem simplificar a jornada de compra e reduzir fraudes. Nesse cenário, a Mastercard vem atuando guiada pela estratégia "Digital by Default” (Digital por Padrão), e tem como objetivo eliminar a inserção manual de dados e senhas, criando uma experiência de compra mais fácil e segura.
Um dos pilares da estratégia digital da companhia, o Click to Pay tem como base a tokenização - processo de substituição dos 16 dígitos de um cartão por um número alternativo exclusivo, ou “token”. A solução elimina a necessidade de inserir manualmente os dados durante a compra, permitindo que as transações sejam concluídas com apenas um clique. Assim, o e-commerce passa a ter a mesma experiência simples, segura e fluida que as transações por aproximação oferecem no mundo físico, reduzindo o tempo médio de checkout em até 50%, segundo dados da Mastercard.
“O Click to Pay simplifica a jornada de compra. Com o cartão já tokenizado, o consumidor pode apenas logar, clicar e pagar”, destaca Ana Karina Scarlato, vice-presidente de Produtos e Inovação da Mastercard Brasil. ”Ele não só viabiliza um nível máximo de segurança em transações online, protegendo dados sensíveis, como também cria oportunidades para os varejistas, reinventando o processo de pagamentos, sem senhas e sem necessidade de inserir os dados do cartão a cada compra”, completa.
Para assegurar a ampla adoção da tecnologia, a Mastercard implementou diversas estratégias de provisionamento para os bancos emissores dos cartões. Uma delas é o pré-provisionamento massificado, que armazena previamente todos os cartões no repositório da Mastercard. Desta forma, quando os clientes realizam sua primeira compra em parceiros que aceitam o Click to Pay, seus cartões já estão salvos na carteira e prontos para uso. Além disso, também podem provisionar seus cartões durante o processo de compra em parceiros, nos aplicativos bancários, ou ainda diretamente no site da Mastercard.
Feedbacks positivos
A primeira empresa a implementar essa forma de pagamento foi a Sympla, uma das principais plataformas de tecnologia de eventos da América Latina, com base de mais de 24 milhões de compradores. A companhia observou um aumento de 7% na conversão de vendas e uma redução de 22 segundos no tempo médio de checkout após a adoção da solução. Atualmente, 80% das transações Mastercard na plataforma Sympla são feitas por esse método, com um índice de 84% de satisfação do cliente. “Conseguimos oferecer uma experiência ainda mais fluida, segura, simples e veloz, reduzindo a fricção, principalmente com novos compradores", afirma Marina Teixeira, Product Manager da Sympla.
O Click to Pay também trouxe resultados positivos para a Livelo, maior programa de recompensas do Brasil. “A experiência dos consumidores ficou mais fluida devido à maior rapidez no checkout, o que aumentou a nossa taxa de conversão e o valor do ticket médio das compras, além de permitir que nossos participantes possam concluir suas transações de forma rápida e fácil”, diz Marcelino Cruz, diretor executivo de Negócios e Growth da Livelo.
A empresa Bemobi é mais um parceiro que percebeu melhorias significativas após a implementação. A principal foi a redução no tempo necessário para uma nova transação. “Essa conveniência, de ter os cartões pré-cadastrados na carteira, acelera o processo de checkout. O feedback dos clientes foi muito positivo”, destaca Felipe Goldin, CTO da Bemobi.
Percepção de segurança
Para a Arcos Dorados, “o Click to Pay trouxe mais agilidade e segurança para as compras no nosso app, reduzindo o abandono de carrinho e aumentando a conversão. A experiência do cliente foi significativamente aprimorada, permitindo pagamentos rápidos e sem a necessidade de digitar os dados do cartão a cada transação. Observamos um crescimento contínuo na adoção desse método, refletindo a praticidade e confiança que ele proporciona", afirma Ricardo Guther, head de Meios de Pagamentos da Arcos Dorados.
Na rede de restaurantes Habib’s, a adoção do Click to Pay gerou um aumento expressivo no faturamento, reflexo da facilidade de pagamento e da percepção de segurança proporcionada pela tecnologia. Segundo Erik Franco, Gerente de Meios de Pagamentos do Habib’s, “a receita de e-commerce cresceu 10% e a conversão aumentou em 2 pontos percentuais”.
Em busca de aprimorar a experiência dos clientes, a Ingresso.com também implementou a opção de pagamento em seu site e app, que já têm a solução como uma das mais rápidas e preferidas pelos consumidores. “Além da praticidade, aqueles que escolheram essa forma de pagamento receberam um desconto de R$ 10 na compra de até dois ingressos. Essa parceria reflete nosso compromisso em oferecer facilidade, economia, segurança e inovação”, comenta Mauro Gonzalez, diretor de Negócios da Ingresso.com.
A Yuno, líder global e orquestradora de pagamentos de alguns desses parceiros da Mastercard, como Livelo e Habib's, também implementou a tecnologia a fim de capacitar as empresas a aumentarem a confiança e melhorarem a experiência de compra. A integração do Click to Pay com um único clique da Yuno está disponível em 40 mercados ao redor do mundo. “A nossa capacidade de disponibilizar a solução para os comerciantes é especialmente essencial para empresas que estão expandindo para novos mercados, onde o reconhecimento da marca pode ser um desafio”, ressalta Walter Campos, General Manager da Yuno no Brasil.
A Inti, empresa da Time 4 Fun que atua segmentos, como música, exposições e teatros, reitera que o Click to Pay trouxe mais praticidade e segurança para as transações, reduzindo o tempo médio de finalização de compra em até 30%. “Desde a implementação, notamos uma adoção crescente do método, sem registros de dúvidas ou problemas reportados pelos clientes, o que reforça sua facilidade de uso. Além disso, durante o lançamento de um evento, 23% das transações já foram concluídas com Click to Pay, demonstrando sua aceitação e eficácia", afirma João Bibar, Diretor Geral da INTI.
Expansão
Até 2030, a agenda da Mastercard para o Click to Pay está focada em expandir a base de clientes e a parceria com os emissores para o provisionamento massivo de cartões.
Hoje, a tecnologia já está disponível em mais de 45 países, incluindo Brasil, México, Estados Unidos, Colômbia, Canadá, Reino Unido, Austrália e Emirados Árabes Unidos. A solução tem aumentado as taxas de autorização para comerciantes da América Latina e Caribe em até 5 pontos percentuais, segundo estimativas recentes da empresa. Esse aumento direto na taxa de aprovação resulta em mais transações concluídas com sucesso, o que, por sua vez, impulsiona as receitas do comércio eletrônico.
“Auxiliamos nas operações de mais de 20 parceiros na América Latina e Caribe, região que apresenta um crescimento exponencial ano a ano, e nosso objetivo é continuar crescendo e entregando ainda mais resultados”, finaliza Ana Karina Scarlato, da Mastercard.