05/12/2024 - Stone aposta em novo cartão para expandir oferta de crédito
VoltarPor: Valor Econômico
Como parte de sua estratégia de expansão do crédito, a Stone lançou um novo cartão para micro, pequenas e médias empresas. O produto tem isenção de anuidade e, como parte da oferta de lançamento, inclui “cashback” de até 2%, mas só até o fim do ano.
A Stone está em um momento de aceleração da concessão de crédito. A companhia encerrou o terceiro trimestre com uma carteira de R$ 923 milhões, superando o “guidance” (projeção) para o ano, que era de R$ 800 milhões. Do total, R$ 864 milhões são referentes às linhas de capital de giro e R$ 59 milhões são de cartão de crédito.
O novo cartão oferece duas formas de acesso a crédito para o empreendedor: o limite pré-aprovado, liberado mediante análise, e o chamado “Mais Limite”, modalidade que permite que o lojista utilize dinheiro das suas vendas realizadas nas maquininhas Stone ou Ton (solução da companhia para autônomos e microempreendedores) para aumentar o limite.
“O objetivo é atender às diferentes necessidades dos clientes”, diz Mateus Biselli, diretor que cuida da divisão de pequenas e médias empresas. “Com certeza pretendemos expandir essa oferta. Estamos nessa jornada de ganhar a principalidade do cliente, oferecendo uma solução completa, com maquininha, link de pagamento, Pix, conta e crédito.”
No lançamento, o novo cartão traz “cashback” de até 1% em qualquer compra, incluindo compras online, e até 2% em compras realizadas nas maquininhas Stone e Ton.
A oferta de crédito, que derrubou os resultados e as ações da Stone em 2021, foi reformulada em 2022 e novos testes começaram a ser realizados no ano passado. Agora, a ideia é expandir a concessão, mas de forma cautelosa.
Biselli afirma que o cenário macroeconômico mais desafiador não deve afetar a expansão da oferta de crédito pela empresa, porque a carteira ainda é pequena e há espaço para crescimento. A Stone espera chegar em 2027 com uma carteira de R$ 5,5 bilhões.