20/05/2024 - Setor de cartão movimenta R$ 965 bilhões no 1º tri, alta de 11,4% e estuda efeito do RS
VoltarPor: Valor
O volume transacionado com cartões totalizou R$ 965 bilhões no primeiro trimestre de 2024, um crescimento anual de 11,4%, informou a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs). O desempenho dos primeiros meses do ano superou a projeção da entidade para 2024, que vai de uma alta de 8,5% a 10,5%, mas o setor ainda avalia os possíveis impactos da calamidade no Rio Grande do Sul sobre os volumes transacionados.
O presidente da Abecs, Giancarlo Greco, disse que a situação no Estado deverá ter algum efeito negativo sobre o setor, mas que a entidade ainda não terminou essa análise. “No segundo trimestre já devemos enxergar uma boa parte desse impacto”, afirmou. Ele acrescentou que a entidade também acompanha os possíveis efeitos sobre credenciadoras e subcredenciadoras locais, mas que, por ora, não vê nenhum risco para essas empresas.
De acordo com o executivo, que é também CEO da Elo, os associados estão estudando a possibilidade de flexibilizar algumas regras de bandeiras no Estado. A ideia é alterar, por exemplo, prazos relacionados a “chargeback” (contestação de compras no cartão pelo usuário).