06/07/2023 - Santander triplica sua base de clientes Getnet na Europa
VoltarDavid Cabrera | Expansion
A Getnet, solução de pagamentos do Santander, acelera sua expansão na Europa, onde já possui licença para operar em 33 mercados.
Nos últimos cinco anos, a Getnet triplicou sua base de clientes e aumentou seu volume de transações em 2,5 vezes. Este crescimento da atividade permitiu-lhe aumentar a sua quota de mercado em 4,15%. A solução de pagamentos, que depende da PagoNxt, já opera em 12 países da Europa, onde atende mais de 300 mil empresas. Tem a sua sede em Madrid e duas filiais no Reino Unido e na Alemanha.
Nesta fase de expansão, a Getnet avançou na sua especialização por verticais, o que lhe permite prestar um melhor serviço à medida das necessidades específicas de cada setor e cliente. Com projetos na Europa e especialmente na Espanha, a Getnet está presente em projetos como o Madrid EMT, Madrid Transport Consortium (CRTM), Metrô de Sevilha, TUS em Santander ou Renfe Cercanías.
A nível global, mantém um acordo com o serviço de transporte da Cidade do México. Também tem uma participação significativa no mercado de hospitalidade, com uma proposta de valor muito simples para bares e restaurantes. Destaca-se sua posição na grande distribuição, com a maioria das redes processando pagamentos via Getnet. Dois terços das estações de serviço em Espanha utilizam estes sistemas de pagamento. Além disso, possui alto grau de especialização em pagamentos aéreos.
Portugal e Argentina
Nos últimos meses, a Getnet foi implantada em Portugal e na Argentina, onde já atingiu um milhão de transações e novas soluções de comércio online. A implantação também começou no Chile, onde foi realizada a migração tecnológica.
A empresa possui uma equipe de 6.150 especialistas e engenheiros de pagamento em todo o mundo e outros 2.300 desenvolvedores terceirizados. A PagoNxt oferece sua proposta de valor a mais de 1,3 milhão de empresas, 200.000 PMEs e empresas internacionais e mais de 700.000 consumidores, em março de 2023. No total, a empresa opera em 15 países e tem um volume de transações superior a 165.000 milhões de euros. Está presente em 1,3 milhões de empresas, das quais mais de 90.000 são grandes empresas e 900.000 são PME.
Crescimento
A Getnet cresce a dois dígitos em seus três principais mercados: Brasil (15,2%), México (18%) e Espanha (15,3%). No Chile, cresceu 5,9%. No momento, o PagoNxt não é lucrativo para o banco, mas seu CEO, Héctor Grisi, garante que até o final deste ano eles atingirão o breakeven.
Além disso, a intenção é usar essa tecnologia com terceiros. Os negócios da Getnet na Europa são alimentados pela boa experiência na Espanha. Em 2017, e devido ao carácter estratégico que o negócio de pagamentos tinha para o Grupo Santander, decidiu-se desfazer a joint venture que existia com a Elavon desde 2013. A designação comercial era SEMS (Santander España Merchant Services) e desde a recompra de negócio, iniciou-se uma profunda transformação da empresa com o objetivo de crescer no mercado espanhol e ser capaz de criar soluções de pagamento que pudessem satisfazer todos os clientes de qualquer dimensão e com qualquer necessidade. A dimensão europeia começa após a unificação da marca Getnet e a compra dos ativos da Wirecard.