28/06/2023 - Google anuncia pagamento por QR Code no Brasil como alternativa ao NFC para celulares de entrada
VoltarPor Cristian Favaro | Valor Econômico
De olho no mercado de pagamentos, sobretudo no público de menor renda, o Google anunciou nesta terça-feira (27) que em breve os brasileiros que usam a sua carteira digital da empresa vão ter um sistema que permitir o pagamento a partir da leitura de QR Codes. O Brasil vai ser o primeiro mercado a testar a tecnologia, que tem a intenção de abraçar um usuário com celular de entrada e que não tem a tecnologia de pagamento por aproximação — o NFC.
O novo recurso foi projetado para tornar qualquer smartphone com sistema operacional Android capaz de fazer pagamentos digitais com cartões de crédito e débito. Atualmente, a Apple tem um sistema para o pagamento via celular apenas aproximando o aparelho nas máquinas de cartão, mas depende do NFC. Pelo modelo do Google, as máquinas vão exibir um QR Code para ser lido pela câmera do celular.
De acordo com dados da consultoria IDC, cerca de 60% dos smartphones Android vendidos no Brasil nos últimos três anos não são equipados com a tecnologia NFC.
A autenticação da compra, por meio de senha ou biometria, pode ser exigida dependendo do emissor do cartão e do valor da transação, mas o aplicativo Carteira sempre exigirá o desbloqueio do celular antes de uma transação. Além disso, após algumas transações, o aplicativo pedirá um novo desbloqueio ao usuário por motivos de segurança.
“O recurso vai permitir o uso dos pagamentos por meio de QR code. Esse projeto não tem em nenhum lugar no mundo e foi feito pensando no Brasil, em como democratizar o acesso aos pagamentos ainda mais. A novidade vai chegar ao brasil nos próximos meses”, disse o presidente do Google no Brasil, Fábio Coelho, durante o evento Google For Brasil.