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23/06/2023 - Desafios para os meios de pagamento: conveniência, praticidade e segurança

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O mercado de meios eletrônicos de pagamento tem apresentado crescimento acelerado no país. De acordo com dados da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), as transações feitas via cartão aumentaram mais de 24% em 2022, com destaque para o pagamento por aproximação, que teve alta de 187,8% e movimentou R$ 572,4 bilhões.
 
Um dos maiores fóruns de discussão sobre a evolução desse setor no Brasil e na América Latina, o último Congresso de Meios Eletrônicos de Pagamento (CMEP) reuniu os maiores representantes do segmento. O objetivo do evento foi debater sobre as principais inovações, iniciativas e oportunidades da indústria neste momento.
 
Clientes buscam praticidade
 
A digitalização do consumo e a evolução da cibersegurança foram temas de destaque do encontro. Na ocasião, Leonardo Linares, vice-presidente sênior de Produtos e Soluções da Mastercard Brasil, ressaltou que as empresas precisam olhar para as necessidades dos clientes, que buscam cada vez mais praticidade e possibilidade de escolhas.
 
“Hoje, quando o consumidor está efetuando sua compra, ele não quer saber o que ou quem está por trás daquela transação. Ele quer contar com atributos fundamentais, como conveniência, experiência e velocidade, com menos fricção e mais segurança”, diz.
 
De acordo com Linares, a indústria brasileira foi precisa ao construir uma relação de confiança com os clientes. Agora, a evolução dos meios digitais acompanha o trabalho que foi realizado com os produtos físicos.
 
“Não podemos nos esquecer dessa conquista ao pensar no futuro. O desafio é trazer essa conveniência, que inclui a experiência de compra integrada e invisível, além das formas de pagamento por aproximação, com a segurança de dados e das próprias transações.”
 
Segurança é a chave do negócio
 
Se a segurança é um fator importante ao se falar em meios de pagamento, quando o assunto são as criptomoedas, a mitigação de riscos é ainda mais essencial. Foi sobre isso que discorreu o vice-presidente executivo global de Crypto & Security Innovation da Mastercard, Jonathan Anastasia.
 
Segundo ele, o mercado de cripto teve um crescimento de 887% dentro da rede Mastercard entre 2020 e 2021, e a projeção é que haja um aumento das carteiras digitais de mais de 70% até 2025. Os números são reflexo do avanço das regulamentações ao redor domundo e da entrada de conhecidos agentes nesse ramo.
 
Próximos passos
 
Para Anastasia, o próximo passo do mundo cripto é o oferecimento de mais carteiras digitais que incluam as criptomoedas. Ele aposta também na possibilidade de interação entre diferentes empresas para a transação desses ativos.
 
“Imagine que você é um ‘gamer’ e tem tokens provenientes de suas partidas. O seu banco e outras companhias podem oferecer moeda ou outros produtos em troca desses ativos. Com a diminuição de riscos, a criatividade poderá levar as empresas para lugares não imaginados.”
 
Também entre os próximos passos, Marcelo Tangioni, presidente da Mastercard Brasil, anunciou a implementação do débito online a partir de maio. Uma experiência que vai facilitar o dia a dia do lojista e do consumidor.
 
“No mundo do crédito, nós já temos todos os elementos que tornam esse método de pagamento possível, agora é a vez do débito. Também vejo como tendência o aceleramento dos pagamentos via QR Code e o ‘click to pay’, que permite comprar sem ter que consultar e digitar os dados do cartão. Estou no mercado há bastante tempo e nunca vi uma união tão forte de um setor em prol da inovação. Temos uma lista de projetos e oportunidades, as coisas estão andando, e essa é uma excelente notícia”, conclui.

 

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