11/05/2023 - O plano de Pedro Zinner na Stone
VoltarSilvia Rosa | Pipeline - Valor Econômico
Pedro Zinner, CEO da Stone desde abril, está traçando os próximos passos da companhia. O objetivo principal do executivo, segundo fontes ouvidas pelo Pipeline, é tirar a visão de curto prazo - do mercado e de dentro da própria empresa - para focar nas estratégias de médio e longo prazo.
Como as mudanças recentes no conselho têm mostrado, a Stone quer ser uma plataforma de tecnologia, mas também voltar a aumentar sua presença no mercado de crédito - que lhe fez amargar duras perdas nos últimos anos. O caminho, agora, é usar a Linx, braço de software de gestão para varejo da credenciadora, para ajudar a escalar a operação através da venda cruzada de produtos. Gato escaldado, a companhia vai retomar volume de forma mais conservadora e investiu em equipe na área de gestão de risco.
A Stone também está em vias de assinar um contrato com a Meta para oferecer pagamento com cartões via WhatsApp, que possibilita as transações entre clientes e lojistas - como já fez a sua concorrente Cielo.
Num acordo entre a Meta e as adquirentes, validado pelas bandeiras, não haverá cobrança de tarifa das empresas de maquininhas durante um ano, período em que avaliarão a política tarifária adequada a ser implementada. O Banco Central ainda deve definir se haverá um teto para as tarifas na plataforma.
Zinner, que já estava no conselho da empresa antes de assumir a operação, sucedeu Thiago Piau, sócio da Stone que foi para o board.
Procurada, a Stone não quis comentar.