13/03/2023 - Mais um banco faz cancelamento geral de cartões e deixa clientes na mão
VoltarLiliana Luísa | Seu Crédito Digital
Localizado em Curitiba, o Banco Bari oferecia, até fevereiro de 2023, cartões de crédito da Elo. Em site especializado de reclamações, diversos clientes apontam reduções constantes de limite, em alguns casos chegando a R$ 0,10.
Em declaração ao colunista do Blog Alta Renda, o Banco Bari esclarece que se trata de um processo de cancelamento de cartões de crédito. Assim, segundo a instituição, os cartões só ficarão válidos pelo mês de março.
Tal como acontee agora no Bari, o Banco Cetelem informou a todos os seus clientes, com antecedência e sem mudança de limite, que os cartões Mastercard vinculados às gigantes Shoptime, Americanas e Submarino chegariam ao fim no final de abril.
Clientes ficam revoltados com o súbito cancelamento de cartões
Ao quitar seus débitos junto à credora e ter uma relação saudável com o crédito, o cliente pressupõe a estabilidade de seus limites. Considerando a lei, é necessário que a financeira notifique o cliente de redução de limite com antecedência de 30 dias, tal como é no caso do cancelamento.
É nesta questão – de falha de comunicação – que se baseiam as reclamações dos clientes do Banco Bari, que viram seus limites drasticamente reduzidos sem nenhum tipo de aviso prévio. Confira abaixo:
Também parece existir uma falha de comunicação entre os setores do banco, visto que, no Reclame Aqui, a empresa alega que a redução se baseia apenas na reanálise dos produtos quanto aos perfis dos clientes. Na resposta, portanto, não há nenhuma indicação de que o cartão deixará de existir até o final do mês.
Banco Bari irá mudar sua estratégia
Ainda que, em seu canal do Reclame Aqui, a empresa não notifique seus clientes acerca do cancelamento, no e-mail oficial enviado ao colunista do Blog Alta Renda, o Banco Bari admite uma mudança de estratégia.
De acordo com a instituição, o cancelamento dos cartões viria da nova estruturação do negócio, que visa focar em empréstimos com garantia de imóvel e investimentos em renda fixa.
Imagem: Olga Salt / Shutterstock.com