25/10/2013 - Em cartões, banco avança em grandes redes
Voltar
Por Carolina Mandl e Felipe Marques | De São Paulo | Valor Econômico
A credenciadora de cartões do Santander Brasil, que captura o meio eletrônico de pagamento no varejo, começou, no terceiro trimestre, a crescer puxada pelos grandes varejistas.
"O banco antes só atuava com pequenas e médias empresas. Agora, os números do terceiro trimestre já começam a ter um impacto de grandes negócios", afirmou Luiz Felipe Taunay Ferreira, responsável pela área relações com investidores do banco.
"Estamos mais ativos nas grandes varejistas", disse quando questionado por analistas se o banco vinha cortando a taxa de desconto cobrada de lojistas (MDR, na sigla em inglês) para atrair grandes nomes. Entre os grandes nomes que conquistou recentemente, está a varejista de brinquedos Ri Happy, apurou o Valor.
A credenciadora de cartões do Santander capturou um volume financeiro de R$ 11,043 bilhões em transações no terceiro trimestre. Isso equivale a 5,3% de participação de mercado no segmento, sendo que a meta para o fim de 2013 é de 7%. No mesmo período de 2012, o volume capturado foi de R$ 6,862 bilhões.
Durante a coletiva de divulgação de resultados, Jesús Zabalza, presidente do Santander, afirmou que espera concluir nos próximos dias a negociação com os atuais sócios da GetNet para comprar a fatia da empresa gaúcha na joint venture que os dois têm para credenciamento de cartões. O banco anunciou em julho a intenção de compra. Segundo ele, uma parte das negociações com a GetNet vai envolver ações e outra dinheiro.