Museu do Cartão de Crédito

01/09/2022 - Na boca do caixa, sorriso já paga compras sem celular ou cartão em seis Estados

Voltar

Por Valor Econômico |  Fatima Fonseca 

 

Eládio Isoppo, CEO e fundador da Payface, desenvolvedora da tecnologia de biometria facial: “Hoje já estamos em 500 pontos de venda em seis Estados” — Foto: Nilani Goettems/Valor

Eládio Isoppo, CEO e fundador da Payface, desenvolvedora da tecnologia de biometria facial: “Hoje já estamos em 500 pontos de venda em seis Estados” — Foto: Nilani Goettems/Valor

 

 

Quando faz uma compra, o consumidor não quer enfrentar filas e nem burocracias que tomam tempo. Foi pensando em solucionar essas questões que a startup Payface trouxe para o mercado uma nova modalidade de pagamento no varejo, que simplifica as operações.

A solução utiliza a tecnologia de biometria facial e conecta todo o ecossistema de meios de pagamento - de cartões de crédito, private labels (cartões de varejistas), wallets (carteiras virtuais), adquirentes e subadquirentes. Sem que o usuário necessite utilizar um dispositivo ou o próprio cartão, um olhar para o dispositivo instalado no caixa faz o reconhecimento de face e o pagamento é aprovado.

O primeiro cliente da Payface foi o supermercado St Marche, em São Paulo, que adotou a inovação há três meses e teve grande adesão. “Hoje já estamos em 500 pontos de venda em seis Estados”, informa Eládio Isoppo, CEO e cofundador da fintech. Entre os clientes, além do St. Marche, estão os supermercados Zona Sul, no Rio de Janeiro, a rede D’ Ville, de Uberlândia (MG), Supermercado Frade, em Ilhabela (interior de SP), e o Muffato, no Paraná. A solução está em uso também em Santa Catarina e Bahia.

 

Operação financeira ou compra de mercadorias sem senha já é realidade para 77% das instituições

 

A boa aceitação está na operação de forma instantânea, sem a necessidade de máquinas, cartões ou intermediários. “O consumidor pode sair para caminhar e parar no supermercado para fazer compras, sem precisar apresentar qualquer documento, cartão ou celular”, observa Isoppo. O próximo movimento da Payface é expandir para redes de farmácia e estabelecimentos de menor porte. Para isso, busca parceria com bancos emissores e adquirentes para chegar no pequeno e médio varejista.

A segurança da nova modalidade de pagamento está na tecnologia por trás da solução, explica Isoppo. A Payface tem o certificado de PCI Compliance, que atesta que a empresa segue as regras de segurança necessárias no processamento de dados de cartão. O cadastro do consumidor na plataforma da Payface reúne dados como CPF, meio de pagamento e biometria facial, e é integrado com o software instalado na rede varejista. A inserção do meio de pagamento usa a tokenização (processo de substituição dos dados reais por outros equivalentes, com mesmo formato e protegidos por uma chave de criptografia).

O desenvolvimento de tecnologias para reduzir a dependência de senhas e melhorar a experiência eliminando atrito na validação de dados tem avançado. O processo, chamado de passwordless, ou seja, sem exigir dos clientes a digitação de uma senha, também está sendo adotado pelo sistema financeiro.

Pesquisa da consultoria Netbr, realizada com apoio de sua parceira global Ping Identity, mostrou que 77% das instituições já realizam (ou estão em vias de realizar) algum tipo de operação eletrônica passwordless. “Estamos falando dos mesmos padrões usados pelas big techs, agora sendo adotados pelo setor financeiro”, observa André Facciolli, CEO da da Netbr. Segundo ele, quatro dos seis maiores bancos brasileiros, já usam a tecnologia em processos de autenticação e autorização.

Outro avanço foi no uso de benefícios para funcionários, como vale alimentação e refeição. O aplicativo da Bee Vale, com múltiplas carteiras, permite pagamentos por aproximação do celular. Daniel Oliveira, CEO da paySmart, fintech que processa pagamentos para empresas, e tem a Bee Vale como cliente, comenta que a tecnologia de troca de dados por aproximação (NFC) está presente na maioria dos celulares e é uma opção para paga

Newsletter

Preencha os campos abaixo e receba nossas notícias:

Rua Visconde do Rio Branco, 1488 - 18º andar - Centro - Curitiba/PR

Contato
Telefone Logo

2020 Museu do Cartão - Todos os direitos reservados