16/05/2022 - Itaú deixa clientes revoltados por ação realizada no cartão de crédito; saiba o que aconteceu
VoltarPor Paulo Amorim | FDR
Nesta semana, o portal Seu Crédito Digital recebeu relatos de clientes do banco Itaú que tiveram seu limite de crédito reduzido sem aviso prévio. A equipe do portal decidiu então buscar mais informações sobre o que estava acontecendo e se deparou com muitas reclamações de clientes que não foram avisados da redução e descobriram por conta própria, no aplicativo ou até mesmo no momento de uma compra. Diante disso a pergunta é: Será que o Itaú pode fazer isso?
O limite de crédito pode ser reduzido?
Sim! O Itaú pode reduzir o limite de crédito dos clientes, seja por um pedido do próprio cliente ou por decisão do banco. Porém, de acordo com as Condições Gerais do Contrato de Cartão de Crédito, o banco é obrigado a avisar o cliente previamente sobre a redução de limite.
O Itaú disse ao Seu Crédito Digital que “o limite pode ser reduzido para auxiliar o cliente no controle do seu orçamento”. A instituição financeira explica ainda o que influencia nessa redução: Analisamos diversos fatores (como, por exemplo, atraso no pagamento das faturas, pagamento parcial das faturas, endividamento em outros produtos de crédito no Itaú e em outras instituições) e o controle de gastos junto com a redução do limite são maneiras de ajudar a prevenir o endividamento.”
Esta mesma informação também foi dada pelo banco ao responder as várias reclamações relativas a redução de limite de crédito. O Itaú disse que “quando ocorre tal ação, é enviado um SMS para os clientes informando sobre a redução, sendo sua responsabilidade manter os dados atualizados.”
Por fim, o banco reforçou que “não há qualquer regulamento do Banco Central do Brasil ou na Legislação vigente que determine a aprovação de quaisquer produtos e serviços, e que a negativa do fornecimento de crédito pelo cartão não deve ser entendida como distinção de caráter pessoal”.