31/03/2022 - SumUp expande operação para o Peru e quer crescer na América Latina
VoltarPor Mariana Ribeiro | Valor Econômico
A SumUp, fintech de pagamentos focada em microempreendedores e profissionais autônomos, se prepara para, entre abril e maio deste ano, iniciar suas operações no Peru. A ideia é continuar com os planos de expansão e, nos próximos dois anos, estar em mais outros dois países da região, disse ao Valor o CEO da empresa na América Latina, Fabiano Camperlingo.
Fundada em 2012 na Alemanha, a SumUp atua em mais de 30 países. Em 2020, iniciou suas atividades no Chile e, no ano passado, na Colômbia. De acordo com Camperlingo, o cenário no Peru é parecido com o encontrado no Brasil em 2013, quando a companhia chegou ao país. “Vemos serviços muito caros e com poucas empresas no mercado. Vamos entrar com preços mais acessíveis.”
No ano passado, a SumUp Brasil recebeu um aporte de R$ 1,3 bilhão que teve outros dois objetivos principais, além do de expansão na América Latina: crescimento do negócio de pagamentos e oferta de novos produtos. Desde então, a empresa vem buscando se estabelecer como um centro de tecnologia, diz o CEO. Entre os produtos já lançados estão conta digital, cartão e empréstimos.
A fintech também passou a oferecer no final do ano passado o crédito “fumaça”, garantido pelo fluxo futuro de recebíveis de cartões. Camperlingo afirma que havia uma forte demanda dos clientes na área e que a oferta está sendo feita de forma gradual. “Sabemos de todas as dificuldades e temos uma política muito cuidadosa, justamente para evitar erros.”
A companhia não abre os números da operação brasileira e, por isso, o CEO também não dá detalhes sobre metas na área de crédito. Sobre a representatividade das atividades no país, diz apenas que o Brasil está entre os cinco maiores mercados da SumUp.
Na contramão de concorrentes, a empresa adotou uma estratégia mais agressiva frente à alta dos juros e não repassou o aumento dos custos para o cliente. Segundo o executivo, o modelo é sustentável e o objetivo é seguir com a decisão de não subir preços em 2022. “Quando você se posiciona com taxas mais baixas, os clientes começam a usar mais o seu produto. Além disso, na medida em que lançamos novos serviços, também temos novas receitas.”
A SumUp comprou em outubro a Fivestars, startup americana que oferece soluções de pagamentos, fidelidade e marketing, e a ideia é trazer novos serviços para os clientes brasileiros ainda neste ano.