24/02/2022 - Novidade do Iphone pode "aposentar" máquina de cartão
VoltarPor Sandro Magaldi
A Apple avança em serviços financeiros e lança funcionalidade que substitui as máquinas de cartão
Mais uma iniciativa estratégica que mostra o potencial dos ecossistemas e plataformas. A Apple lançou semana passada nos Estados Unidos o serviço Tap to Pay. Por meio dessa funcionalidade será possível transformar um iPhone em uma máquina de cartão e receber pagamentos sem contato via cartão de crédito, débito e Apple Pay.
Um olhar mais ingênuo nos permite inferir que trata-se de uma opção substituta as maquininhas de cartão que se popularizaram no Brasil, sobretudo devido ao avanço do delivery e da farta adoção por pequenos e micros empreendedores.
Uma perspectiva mais ampla nos trás outra dimensão. Há anos, a empresa vem avançando em serviços financeiros. Tendo em vista seus mais de 660 milhões de assinantes, a empresa pode desde oferecer um pacote completo de serviços em parceria com empresas do setor como também substituir alguns intermediários dessa cadeia de valor ocupando o espaço no futuro de empresas de meio de pagamento, por exemplo.
No momento, todos estão focados no equipamento. Eu olharia mais adiante para ter uma visão mais abrangente sobre as possibilidades desse movimento e como ele gera ameaças e oportunidades.
Note que quando a organização expande seu foco exclusivamente de sua cadeia de valor para seu ecossistema emergem inúmeros novos fluxos de receita tendo como norte o atendimento a demandas dos diversos agentes desse ambiente. Exponencialidade na veia.