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03/11/2021 - Visa lança plataforma digital de pesquisa para ajudar empresas a testarem produtos e serviços

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Por Natália Flach | Valor Econômico

O bordão "Vai de Visa" está prestes a alcançar novos públicos. Isso porque a bandeira de cartões de crédito tem expandido a sua atuação para além do segmento de tecnologia e de meios de pagamento para a área de consultoria. Agora, a Visa lança uma plataforma digital de pesquisa qualitativa para ajudar parceiros e empresas na tomada de decisão.

A ideia é que, com essa plataforma, as companhias e seus respectivos clientes testem produtos e serviços, antes do lançamento oficial. Ou ainda revejam alguns processos já existentes que precisam de melhorias. No fim, o que se busca é aumentar as chances de assertividade e de sucesso, em um momento em que a experiência do cliente se tornou peça-chave para todas as empresas.

"Somos uma empresa B2B [que atende outras empresas], mas tínhamos interesse em nos aproximar do 'C' [consumidores]. Afinal, temos muitas informações e conhecimentos, então, por que não aliar isso com um grupo focal digital?", questiona Oscar Pettezzoni, diretor executivo da Visa Consulting & Analytics (VCA). "Nesse sentido, a digitalização veio para facilitar esse processo."

O primeiro projeto já está em andamento há quase dois meses, em parceria com o Banco do Brasil. A ideia é descobrir como melhorar a experiência do cliente do banco e nada melhor do que ouvi-lo sobre os desafios que enfrenta quando ele aciona ou é acionado pela instituição.

"É importante ter um telefone vermelho, mas também dar um retorno ao consumidor após ouvir as suas dores", comenta Roberta Grunthal, gerente- executiva de meios eletrônicos de pagamento do BB.

Entre os vários temas que vão ser abordados, o primeiro deles é sobre a jornada do cliente na contestação de compras no cartão de crédito [quando o cliente não comprou um determinado produto ou não contratou um serviço, mas o valor aparece na fatura do cartão].

Na prática, funciona assim: o cliente se cadastra, recebe um link e detalha as suas percepções. Pela participação, ele recebe um brinde ou bônus. "Os funcionários também têm uma função primordial nesse processo, e muitos querem ser 'tester', ajudando a melhorar a jornada", comenta Grunthal, acrescentando que o banco possui atualmente três funcionários fixos e dois especialistas na área em teste.

Se, por um lado, o objetivo do BB é melhorar a jornada do cliente, por outro, a meta da Visa é aumentar a fatia da consultoria na receita do grupo. Sem mencionar valores, Pettezzoni diz que o intuito é, em cinco anos, tornar esse segmento mais representativo. Hoje, 15 funcionários se dedicam à área.

"Queremos ser a rede das redes e, por isso, fizemos um investimento global para oferecer serviços diferenciados, que vão além do cartão de crédito. A ideia é ser ainda mais presente nesse ecossistema que engloba emissores, fintechs e adquirentes", diz Pettezzoni.

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