15/10/2021 - Setor de cartões volta a testar interesse do mercado por crediário
VoltarPor Álvaro Campos | Valor Econômico
A Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) lançou um projeto-piloto para estimular o uso do crediário no cartão de crédito em Campinas (SP) e Brasília (DF). O programa terá foco nos segmentos de veículos e saúde. Cerca de 8 mil estabelecimentos terão ações especiais de divulgação e treinamento.
Vice-presidente executivo da Abecs, Ricardo Vieira afirma que o objetivo do crediário não é substituir o parcelado sem juros no cartão nem competir com o chamado “buy now, pay later”, que muitas fintechs estão começando a oferecer. “O crediário não vai substituir ninguém, será mais uma opção. Não vejo no horizonte a possibilidade de conseguir acabar com o parcelado sem juros, ele faz parte da cultura do brasileiro e sempre terá seu espaço”.
O crediário no cartão é uma opção de venda parcelada, oferecida pelos bancos emissores de cartão. O setor tenta emplacar a modalidade desde 2019 com o argumento de que permite aos lojistas oferecer mais uma opção de venda a prazo e expandir sua cartela de clientes. A vantagem para o consumidor é que ele pode parcelar suas compras em um prazo de até 48 vezes, bem mais longo que o do parcelado “sem juros”. Já o lojista recebe o valor da venda de uma vez, em até cinco dias. Em compras parceladas no cartão, ele vai recebendo mensalmente. “Isso reforça o capital de giro e o poder de compra de empresas menores”, diz Vieira.
Apesar do projeto piloto, o crediário já está disponível no Brasil inteiro, para todos os setores. As principais credenciadoras já oferecem essa opção e a estimativa da Abecs é que cerca de 70% das maquininhas dessas empresas estão habilitadas para o produto. O procedimento para contratar o serviço nas maquininhas é padronizado. O que há agora é uma nova tentativa de fazer com que a linha ganhe tração.
O piloto será realizado em outubro e novembro, com o intuito de preparar o comércio para datas de alta no consumo, como Black Friday e Natal. Por enquanto, o crediário no cartão está disponível apenas para compras físicas, mas a ideia é que o projeto dê insumos para levar essa opção também para compras on-line.
A Abecs diz que as taxas do crediário serão atrativas e que os emissores se comprometeram a cobrar juros mais parecidos com os de empréstimos pessoais e não do rotativo do cartão, que são muito maiores. Para contratar o crediário, o consumidor precisa ter limite disponível no cartão de crédito no valor total da compra. Conforme vai pagando, seu limite no cartão vai sendo recomposto.
No lançamento do piloto, ontem, o empresário brasiliense Carlos Augusto do Monte Lima, dono do centro automotivo Monte Carlos, disse que em parcelamentos mais longos a loja usava cheques, mas sempre teve muitos problemas com devoluções por falta de fundos. “O crediário no cartão abre um leque enorme de possibilidades para a gente trabalhar com segurança e atender os clientes. Já está sendo muito importante, só precisa melhorar um pouco os juros, que ainda estão altos”, afirmou.