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26/08/2021 - Ação da Stone cai após relato da empresa

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Por Álvaro Campos | Valor Econômico

A ação da Stone fechou ontem em queda de 3,94% na Nasdaq, após a empresa divulgar um amplo documento no qual cita problemas com o novo sistema de registro de recebíveis, que entrou em vigor no Brasil em 7 de junho.

Segundo a companhia, a migração para o novo sistema resultou em diversos desafios operacionais, o que a fez pausar a oferta de crédito em junho, ajustar para baixo suas expectativas de recuperação de crédito em atraso e observar uma inadimplência maior do que o esperado e do que o registrado em períodos anteriores.

“Pretendemos retomar o crescimento de nossas soluções de crédito assim que vermos que o novo sistema de registro está funcionando corretamente, o que pode levar de três a seis meses, ou quando vermos outras oportunidades de crédito - apropriadas ao risco - a serem perseguidas. Estamos ansiosos para retomar os desembolsos para nossos clientes, já que o crédito é importante para os comerciantes brasileiros para apoiar suas operações”, diz a Stone.

De acordo com a companhia, a complexidade do processo de migração para o novo sistema de registro de recebíveis permitiu um “comportamento oportunista” de alguns players, que não têm liquidado os pagamentos de acordo com as prioridades do sistema, respeitado a senioridade dos credores e registrado as transações de comerciantes de forma adequada.

Segundo a empresa, alguns comerciantes usaram falhas do sistema para contornar o “bloqueio” de seus recebíveis, e algumas adquirentes e sub-adquirentes aproveitaram a oportunidade de curto prazo para inflar seus volumes.

A Stone afirma que o Banco Central está atento e atuando de forma diligente nas questões técnicas, bem como sobre as eventuais condutas erradas de alguns participantes. “Embora esperemos que os problemas de não conformidade sejam resolvidos, os problemas operacionais e técnicos que estão impedindo novos empréstimos totalmente garantidos podem levar mais tempo e é difícil prever quando serão corrigidos.”

A companhia afirma que, quando o sistema de registro estiver funcionando corretamente, será muito positivo para o mercado e para a Stone, pois trará mais flexibilidade aos comerciantes, mais transparência e dados aos participantes e abrirá um novo mercado endereçável para oferecer crédito totalmente garantido para comerciantes com os quais a adquirente ainda não trabalha.

“Vimos nas últimas semanas que, quando players que não estavam atuando conforme as regras, como plataformas de restaurantes, começaram a respeitar parcialmente as normas de liquidação, nossas cobranças de crédito desses clientes de fato melhoraram”, diz a Stone. A empresa afirma que está coletando e relatando evidências de não conformidade por parte de outros participantes e tomando medidas regulatórias e, potencialmente, legais.

A companhia admite que suas capacidades de subscrição e processo de cobrança ainda precisam evoluir, devido ao estágio inicial da sua solução de crédito - criada há dois anos - mas diz que ainda vê uma oportunidade muito atraente pela frente nesse segmento. “Continuaremos a refinar nossos produtos e recursos”, diz o documento.

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