25/08/2021 - Visa aposta em tecnologia para acelerar emissões
VoltarPor Fernanda Bompan | Valor Econômico
A bandeira Visa vai lançar uma ferramenta para simplificar o processo de emissão de cartões, permitindo que os trâmites de aprovação se deem de forma totalmente digital. A iniciativa vem num momento de competição acirrada entre bancos e fintechs, que usam os cartões para melhorar o relacionamento ou atrair novos clientes.
A solução de aquisição digital da Visa Consulting & Analytics procura reduzir o tempo que os emissores levam para aprovar o produto, inclusive para não correntistas. Em alguns bancos, hoje a validação ainda exige a presença da pessoa na agência e o tempo de análise pode chegar a um mês. A plataforma encurta o processo conectando os emissores a uma API (interface de programação de aplicações, na sigla em inglês), além de oferecer parceria com birôs de crédito para a análise de riscos.
A ferramenta usa inteligência artificial e reconhecimento óptico de caracteres para assegurar a identidade do solicitante do cartão. O serviço exige que o cliente faça uma selfie no ato do cadastro, além do envio de documento com foto. Esses dados são cruzados.
Bruno Alves do Nascimento, gerente-executivo de meios de pagamentos do Banco do Brasil, diz que, num piloto com a solução, o tempo de aprovação dos cartões caiu de até dois dias para alguns minutos. Os índices de aprovação mais que dobraram.
Segundo Oscar Pettezzoni, diretor executivo da Visa Consulting & Analytics, a solução é uma aposta com a chegada do open finance. “Velocidade é o que o cliente quer”, diz.