16/08/2021 - PicPay atinge 55,4 milhões de usuários e receita salta 167%
VoltarPor Álvaro Campos | Valor Econômico
A desistência de realizar uma oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) não afetou os planos nem desacelerou o crescimento do PicPay. Os números da companhia no segundo trimestre mostram que a carteira digital atingiu 55,4 milhões de usuários registrados e viu sua receita bruta saltar 167% na comparação anual, para R$ 328,9 milhões. Como um foguete, o crescimento astronômico vem acompanhado de forte queima de combustível. O resultado líquido no período foi um prejuízo de R$ 465,370 milhões, três vezes o saldo negativo registrado em igual período do ano anterior.
Eduardo Chedid, que deixou a presidência da bandeira de cartões Elo em janeiro para se tornar vice-presidente de serviços financeiros do PicPay, diz que a companhia continua perseguindo um crescimento da base de clientes, mas agora também tem um foco muito forte em aumentar o cross-selling, diversificar receitas e rentabilizar esse universo enorme de usuários. Os recursos obtidos com outros produtos além da carteira digital saíram de 5% da receita total no início do ano para 17,2% agora. O objetivo é que, em alguns anos, a carteira responda por 40% da receita, enquanto as outras verticais cresçam para uma fatia de 60%.
“Temos um crescimento exponencial da receita. O que a gente vê é uma adoção cada vez maior de mais produtos pelos usuários, e essa diversificação traz mais engajamento”, diz. Questionado se as “dores de crescimento” não incomodam, ele afirma que o PicPay tem um planejamento muito claro e que a trajetória para a lucratividade tem sido até mais rápida que o esperado. “Quando se está escalando uma empresa desse tamanho, várias ‘dores de crescimento’ acontecem, então você reagrupa aqui, reorganiza ali, conserta outra coisa lá. O ambiente é tão dinâmico que essas ‘dores’ nem incomodam”, afirma.
O PicPay tem essa tranquilidade toda porque a sua holding, a J&F - que também controla a JBS - se comprometeu a investir até R$ 3 bilhões na companhia até 2023. Depois desse prazo, a possibilidade de um IPO continua nos planos. “Até lá, teremos um outro patamar de companhia para apresentar aos investidores”, diz André Cazotto, que chegou à carteira digital em março para ocupar o cargo de diretor de relações com investidores, saindo de posição semelhante na PagSeguro. Ele diz que, apesar de a oferta de ações não ter ido para frente, fundos focados em empresas de tecnologia e alto crescimento (“growth”) se interessaram bastante pelo modelo de plataforma aberta de serviços do PicPay.
Após as reuniões com investidores na preparação para o IPO, o PicPay aumentou o nível de transparência das informações que divide com o mercado. Agora, revela que o número de clientes ativos nos últimos 12 meses foi de 40,1 milhões, passando para 27,3 milhões quando considerados aqueles que fizeram alguma movimentação nos últimos três meses. O volume de transações (TPV) foi de R$ 16,5 bilhões no segundo trimestre, com alta de 75,9% ante o primeiro trimestre e 163,7% na comparação anual. “Os recursos dos clientes nas nossas contas já somam R$ 4 bilhões, o que mostra confiança muito grande”, diz Chedid.
Anualizando o resultado de julho, o PicPay já teria uma receita de R$ 1 bilhão, e Cazotto diz que as receitas têm crescido a um ritmo superior ao das despesas. “É um modelo de negócios super eficiente que nos permite um poder de escala muito grande.” Os números da empresa mostram que a diversificação de receitas não fica apenas no discurso. A receita da área de marketplace de produtos financeiros, store (que vende todo tipo de produtos não financeiros) e sellers (são 1,5 milhão de comerciantes que aceitam pagamento por meio da carteira digital) saltou 142%.
A emissão de cartões, que começou em novembro do ano passado, chegou a um total de 8,2 milhões de plásticos ao fim do segundo trimestre e atualmente já superou 9,3 milhões. Chedid diz que não há uma meta específica para os cartões, já que, à medida que a base total de clientes cresce, a penetração também deve aumentar. “O que estamos fazendo é melhorar o funil de aquisição, para fazer com que seja mais fácil obter o cartão.”