Museu do Cartão de Crédito

30/11/2020 - Cielo diz que vendas no varejo caíram 14,5% na Black Friday

Voltar
Por Valor Econômico | Álvaro Campos
 
 
A Cielo informou que as vendas no varejo brasileiro caíram 14,5% na Black Friday deste ano, comparado com a data no ano passado. O índice considera as vendas gerais, e não apenas as transação processadas nas maquininhas da Cielo. A queda geral foi puxada pelo varejo físico, que teve contração de 25,5%, enquanto no comércio eletrônico as vendas cresceram 21,2%.
 
Outro impacto claro da pandemia do novo coronavírus no resultado se reflete na divisão por setores. As vendas em turismo e transporte caíram 50,7%. Outros segmentos com queda foram cosméticos e higiene pessoal (-41,4%) e vestuário (-36,7%). Já os setores com maior expansão foram materiais para construção (9,9%), drogarias e farmácias (2,6%) e veterinárias e pet-shops (1,7%).
 
Na divisão geográfica, a região Sudeste liderou as quedas, com baixa de 31,1%. Na sequência aparecem Nordeste (-21,8%), Sul (-21,4%), Centro-Oeste (-13,3%) e Norte (-10,2%).
 
De acordo com o superintendente-executivo de inteligência da Cielo, Gabriel Mariotto, o crescimento do e-commerce está relacionado com a maior familiaridade das pessoas em comprar pela internet. “Desde o início da pandemia, com as medidas de isolamento, as pessoas buscaram o e-commerce para realizar compras. Essa mudança de comportamento se reflete nos resultados da black friday, uma data tradicionalmente mais forte nesse canal”, afirma em nota.
 
Considerando a Black Friday e a véspera, as vendas no varejo brasileiro tiveram queda de 8,6% este ano na comparação com o mesmo período do ano passado.

Newsletter

Preencha os campos abaixo e receba nossas notícias:

Rua Visconde do Rio Branco, 1488 - 18º andar - Centro - Curitiba/PR

Contato
Telefone Logo

2020 Museu do Cartão - Todos os direitos reservados