04/09/2020 - Nubank tem prejuízo de R$ 95 milhões no 1º semestre
VoltarPor Valor Econômico | Álvaro Campos
A fintech Nubank teve um prejuízo de R$ 95 milhões no primeiro semestre deste ano, 32% menor do que o rombo registrado no mesmo período do ano passado. Em uma publicação no blog da instituição, o diretor financeiro, Marcelo Kopel - que trocou o Itaú pelo Nubank em janeiro deste ano - ressalta que o prejuízo é uma decisão da companhia, e por isso esperado como parte da estratégia de crescimento neste momento.
“Escolhemos investir na empresa, nas pessoas e no desenvolvimento de novas tecnologias para continuar entregando a melhor experiência aos nossos clientes. Este modelo é bastante conhecido e usado por empresas de tecnologia”, afirma.
As receitas de intermediação financeira do Nubank cresceram 104%, a R$ 2,079 bilhões. A companhia ressalta que tem R$ 19,9 bilhões em caixa e que o número de clientes mais do que dobrou em um ano, para 26 milhões. A média foi de 41 mil novos clientes conquistados por dia.
“As receitas operacionais continuam aumentando em um ritmo mais acelerado que as despesas e a nossa geração de caixa operacional se mantém sólida e em trajetória de alta. Isso permite que a gente continue com nossa estratégia de crescimento – com nível de capitalização compatível com o desenvolvimento do nosso negócio”, diz Kopel no blog.
Ele comenta que, como os grandes bancos, o Nubank também elevou provisões para devedores duvidosos na primeira metade deste ano, para lidar com os desdobramentos da pandemia de coronavírus. O crescimento foi de 16%, mas o executivo não revela para quanto. Kopel ressalta ainda que a inadimplência foi relativamente baixa, de 5,8%.
O Nubank diz que a pandemia chegou a gerar um impacto no volume de compras com o cartão de crédito no período inicial da quarentena. No fim do semestre, no entanto, o fluxo de transações retornou ao patamar anterior e o volume transacionado em compras do cartão de crédito foi 54% maior que o registrado nos seis primeiros meses de 2019.