03/08/2020 - BC libera testes com novos participantes no sistema de pagamentos via WhatsApp
VoltarPor Valor Econômico | Flávia Furlan
O Banco Central autorizou as bandeiras de cartões a realizar testes com novos emissores e credenciadores no pagamento via WhatsApp, aplicativo de mensagens do Facebook. O sinal verde foi dado no dia 28 de julho.
“A volta das operações ainda não foi autorizada até o momento”, disse o presidente da Visa, Fernando Teles, ao Valor. “Recebemos uma autorização para realizar testes com novos participantes, mas sem atividade comercial.”
Lançado em 15 de junho, o pagamento via WhatsApp foi suspenso pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e o BC oito dias depois, sob a argumentação de potencial danos ao ambiente competitivo e aumento da concentração de mercado.
No dia 1º de julho, o Cade revogou medida cautelar que impedia o funcionamento do negócio, diante de argumentações expostas pela credenciadora de cartões Cielo e a rede social Facebook, dona do aplicativo de mensagens. No entanto, o BC ainda impede o funcionamento comercial.
As bandeiras Visa e Mastercard, então, entraram com pedido de autorização para conduzir testes de integração de novos emissores e credenciadores. Antes da suspensão, foram feitos testes com a credenciadora Cielo e os emissores de cartões Banco do Brasil, Nubank e Sicredi.
Além disso, as bandeiras também protocolaram, no BC, informações do modelo de um “arranjo de transferências” que, se aprovado, pode permitir a reativação dos pagamentos. Os documentos reiteram a visão de que o aplicativo é apenas um prestador de serviço na cadeia de pagamentos.
Em relação à liberação comercial do pagamento via WhatsApp não há ainda uma informação oficial do Banco Central, mas as conversas têm evoluído de maneira positiva. O Valor apurou que, na próxima semana, a liderança do WhatsApp vai se reunir novamente com a presidência do BC.