03/07/2020 - Maquininha passa a aceitar pagamento com o auxílio emergencial
VoltarPor Rafael Gregorio | Valor Investe
As máquinas de cartão da SafraPay, credenciadora do Banco Safra, passaram neste mês a aceitar pagamentos com o uso do auxílio emergencial disponibilizado pelo governo federal para mitigar os danos causados pela pandemia sobre as parcelas mais pobres da população.
As vendas com a ajuda governamental se darão utilizando o cartão Débito Virtual Caixa Elo, gerado no aplicativo Caixa Tem, da Caixa Econômica Federal, utilizado para obter e gerir o auxílio emergencial.
Disponível desde o último dia 11, a novidade é anunciada pela credenciadora como “mais uma facilidade para os beneficiários e um diferencial para os empreendedores que utilizam os modelos da SafraPay nos seus negócios”.
Ainda segundo a empresa, a solução também colabora para reduzir os riscos de contaminação, já que a compra pelo débito virtual pode ser feita on-line, sem necessidade de contato com a maquininha.
“De um lado, temos mais de 50 milhões de pessoas que precisam pagar suas compras do dia a dia com o auxílio emergencial, e, do outro, milhares de empreendedores que precisam se diferenciar dos concorrentes e atender sua clientela de forma segura”, comentou Adriano Navarini, chefe da SafraPay.
Segundo ele, a empresa interrompeu projetos para deixar o parque de máquinas livre para focar na aceitação do auxílio.
Para os empreendedores com maquininhas SafraPay terem acesso ao novo recurso, basta atualizar o sistema do equipamento no menu da própria máquina de cartão.
QR Code permite uso em maquininhas
A alternativa do SafraPay permite um uso direto do saldo do auxílio emergencial, mas as credenciadoras Cielo, Getnet e Rede também podem receber vendas por meio da ajuda do governo, utilizando uma função de criação de QR Code no aplicativo Caixa Tem. Nesses casos, o consumidor precisa selecionar a opção no aplicativo e apontar a câmera do celular para a tela da máquina de cartão, que é a mesma em que são realizados os pagamentos.