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04/06/2020 - Esta startup indica a melhor maquininha para seu negócio

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Por Pequenas Empresas Grandes Negócios | Mariana Fonseca

 

Não é uma tarefa simples escolher o melhor meio de pagamento para praticar no seu negócio. Mesmo entre as maquininhas, há uma infinidade de competidores e taxas. A Joinkey percebeu essa guerra como uma oportunidade.

A startup consolida informações de maquininhas por meio de um algoritmo próprio. Também faz a consolidação e conciliação dos diversos meios de pagamento nos negócios, mostrando o fluxo de caixa em tempo real e as taxas envolvidas.

Com dois meses de operação, a Joinkey atende cerca de 300 estabelecimentos. As metas para 2020 são ambiciosas.

Ideia de negócio: consultoria digital de pagamentos

A Joinkey foi criada pelos empreendedores Claudio Dias e Rafael Moris. Moris trabalhou como analista de sistemas e desenvolvedor em empresas como IBM. Já Dias trabalhou com tecnologia da informação e vendeu sua startup de pagamentos via celular GOPAY ao Santander em 2013.

Depois de permanecer como executivo na divisão de maquininhas Getnet por quase quatro anos, uniu-se a Moris para montar a Joinkey. Foram 10 meses de desenvolvimento.

"Percebi que existia uma dor do cliente em trabalhar suas informações de pagamentos de uma forma consolidada e online", afirma Dias. A Joinkey reúne dados sobre diversas adquirentes e suas taxas e os passa por um algoritmo próprio, atualizando os empreendedores sobre a "guerra das maquininhas". O empreendedor cadastra dados básicos do negócio e quais maquininhas e taxas têm atualmente. A startup envia alertas sobre cobranças indevidas e taxas melhores.

A Joinkey também realiza a consolidação e conciliação unificada de todas as formas de pagamento que o empreendedor tenha em seu negócio. Dessa forma, ele pode acompanhar seu fluxo de caixa em tempo real e verificar dados como volume de vendas, descontos, antecipações e taxas cobradas por meio de pagamento. Segundo Dias, a Joinkey funciona para empreendedores como o aplicativo Guiabolso é usado para contas correntes de pessoas físicas. "Somos um consultor digital de pagamentos para os estabelecimentos."

Lançada há cerca de dois meses, a startup atende 300 empreendimentos. Boa parte atua no setor do varejo.

Estratégia de crescimento: pagamentos online e aumento da base

A Joinkey conseguiu manter seu crescimento mesmo durante estes momentos de pandemia por consolidar tanto pagamentos offline quanto online. "O estabelecimento recebe pagamentos via maquininha, mas também via aplicativos como iFood e Uber Eats. A necessidade de consolidação e conciliação continua", afirma Dias. "Por ser um aplicativo sem custo aos empreendedores, eles se sentem mais motivados a testar e verificar redução de custos. Vimos bastante adesão também porque é um momento de olhar para dentro do negócio."

Por enquanto, rentabilização não é um foco da Joinkey. "Estamos fazendo uma alavancagem via viralização, fazendo com que o app esteja em todos os estabelecimentos e se torne algo importante para eles", diz o cofundador. Algumas possíveis formas de monetização estudadas pela startup são módulos pagos para gerenciamento mais profundo e serviços como antecipação de recebíveis, fazendo parcerias com credores.

A Joinkey já tem parcerias com fornecedores de chips de telefonia pré-pagos e com o PagoLivre. A plataforma de pagamentos online aportou R$ 1,5 milhão na Joinkey para reforçar tecnologia e marketing. A Joinkey prepara uma nova rodada de R$ 5 milhões ainda para este ano.

A startup espera chegar a 30 mil estabelecimentos ativos e faturamento de R$ 300 mil a R$ 500 mil por mês até o final de 2020. O ano seguinte será voltado para rentabilização. Por enquanto, o plano é atrair interessados em uma resposta diante da guerra das maquininhas.

 

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