03/06/2020 - Pagamento instantâneo já atraiu 140 instituições financeiras
VoltarPor Valor Econômico | Flávia Furlan
Dados do Banco Central mostram que 140 instituições financeiras, entre elas bancos, fintechs e empresas de pagamento, já pediram autorização para oferecer o pagamento instantâneo desde o lançamento, de acordo com dados coletados até 28 de maio.
O prazo final para a adesão termina hoje, com o lançamento do sistema previsto para novembro. Segundo o cronograma, haverá nova oportunidade de adesão ao sistema a partir de 1º de dezembro.
Na lista, estão os cinco maiores bancos do país - Itaú, Bradesco, Santander, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal -, mas também instituições como os bancos digitais C6 e Nubank, as credenciadoras de cartões PagSeguro e Stone e as carteiras digitais PicPay, do Banco Original, e a americana PayPal. As adesões constam “em andamento”, segundo o regulador.
Cerca de 45% das adesões são de participantes indiretos, isto é, instituições que oferecem uma conta para o cliente final, mas que precisarão usar um participante direto para fazer a liquidação das transações, mediante o pagamento de um valor negociado entre as partes.
Pelas regras, todas as instituições financeiras ou de pagamentos com mais de 500 mil contas corrente, pré-paga ou poupança ativas serão obrigadas a participar do PIX, oferecendo aos clientes as funcionalidades de iniciação e recebimento de pagamentos. Às demais, mesmo que não tenham atingido o limite, foi dada a possibilidade de adesão para participar desde o lançamento.
O PIX permite transferências e pagamentos entre pessoas, empresas e governos 24 horas por dia, sete dias por semana, a um baixo custo. Também será possível fazer pagamentos em estabelecimentos comerciais físicos com a leitura de um QR Code.
O BC iniciará a partir de hoje a fase de homologação do pagamento instantâneo, em que será obrigatório a realização de testes pelos participantes, tanto em relação à conexão aos sistemas de liquidação e armazenamento de dados do BC, quanto à experiência do usuário final nos aplicativos das instituições financeiras e de pagamentos.