27/05/2020 - PayPal lança linha de crédito a vendedores no Brasil
VoltarPor Valor Econômico | Flávia Furlan
A carteira eletrônica americana PayPal, cofundada pelo bilionário Peter Thiel, lançou sua linha de crédito para vendedores brasileiros em meio aos impactos da pandemia de covid-19 nos negócios. O produto, desenvolvido em parceria com a gestora independente Captalys, terá desconto diário dos valores devidos, conforme o fluxo recebido pelas vendas realizadas.
O PayPal é usado pelos vendedores para receber os valores de suas transações on-line com os consumidores, como a venda de produtos e serviços por um marketplace. Assim como as demais carteiras eletrônicas no mercado, começou oferecendo uma conta digital, mas aos poucos têm avançado em outros produtos e serviços financeiros, como forma de rentabilizar a base de clientes.
Em testes desde dezembro do ano passado, a linha de crédito terá juros a partir de 1,5% ao mês, prazo até 36 meses e liberação de valores entre R$ 5 mil e R$ 2,5 milhões. O empréstimo está disponível a vendedores de todos os portes, com pelo menos seis meses de relacionamento com o PayPal, mas terá foco em micro e pequenos empreendedores. No total, 350 mil vendedores terão acesso à linha.
“O produto ganha força em período de pandemia. Quanto menor a empresa, maior o risco de não sobreviver ao momento”, diz Thiago Chueiri, diretor de desenvolvimento de negócios do PayPal no Brasil, ao Valor. A expectativa traçada é que em três anos 30% da base contrate ao menos uma operação de crédito.
Diferentemente de outros produtos no mercado, o crédito não será pago num determinado dia do mês, mas descontado diariamente da carteira eletrônica do vendedor, a um valor fixo, conforme o fluxo de pagamento recebido. Cada vendedor pode sofrer indisponibilidade de valores por dez dias para o desconto, a cada 30 dias corridos - a partir do décimo primeiro dia, se constata a inadimplência. Os dias de atraso serão adicionados ao final do contrato, com manutenção da taxa de juro.
Toda a infraestrutura do produto é operacionalizada pela gestora independente Captalys, em uma plataforma de “credit as a service”. Não houve a captação de um fundo específico para essa linha de crédito disponibilizada pelo PayPal nem um valor pré-determinado de empréstimos que serão realizados. “Não fomos atrás de recursos específicos para a parceria. Vamos viabilizá-la através de fundos que já existem, abertos para investidores qualificados, sendo que no total temos R$ 8 bilhões sob gestão”, diz Margot Greenman, CEO da gestora. O contrato firmado entre as partes não prevê exclusividade.
O PayPal oferece crédito aos vendedores de sua plataforma em outros seis países, sendo eles os Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Austrália, Canadá e México. Desde 2013, quando a iniciativa começou, foram feitas 900 mil operações para mais de 300 mil pequenas empresas, com total originado de US$ 15 bilhões. O primeiro passo do PayPal é oferecer o crédito aos vendedores, mas a companhia não descarta também no futuro disponibilizar a linha também para os consumidores brasileiros que usam a carteira eletrônica, algo já feito no exterior.