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06/02/2020 - Mercado Pago lança crédito para ser usado fora do ambiente do Mercado Livre

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Valor Econômico | Finanças - Por Flávia Furlan

 

O Mercado Pago, carteira digital do Mercado Livre, deve lançar, nas próximas semanas, a oferta de crédito para clientes poderem fazer compras fora do marketplace.

“O Mercado Pago saiu de ser uma empresa que processava pagamentos no Mercado Livre para ser uma empresa livre de pagamentos, que oferece outros serviços como crédito”, disse Tulio Oliveira, presidente do Mercado Pago.

Hoje, há crédito pré-aprovado para os clientes da carteira digital comprarem no Mercado Livre, parcelando as compras. Há mais de 3 milhões de clientes pré-aprovados, que já tomaram R$ 350 milhões.

Agora, o Mercado Pago poderá ofertar crédito para o cliente comprar em outros estabelecimentos, usando a carteira digital. “Será disponibilizado para compra em qualquer e-commerce que processa com o Mercado Pago”, disse Oliveira. São cerca de 200 mil estabelecimentos nesse grupo.

O produto se assemelha a um boleto parcelado no e-commerce, segundo o executivo explicou.

O vendedor também tem acesso a capital de giro para suas operações. Já foi concedido um total de mais de R$ 1,4 bilhão nesse esquema.

O funding vem de dois FIDCs, no total de R$ 650 milhões. O fundo do vendedor, de R$ 500 milhões, conta com recursos do Banco Mundial e Captalys. O outro fundo tem recursos próprios e financia compradores.

Até o começo de fevereiro, a carteira digital ainda vai ter pagamento de boletos em concessionárias e de impostos nos três âmbitos de governo, municipal, estadual e federal.

 

Concorrência com PagSeguro

O Mercado Pago espera que sua base de maquininhas supere a da concorrente PagSeguro ainda neste ano, disse Gabriela Zsprinc, diretora da Mercado Pago Point.

De acordo com a executiva, o Mercado Pago tem 3,3 milhões de maquininhas ativas na América Latina - Brasil, México e Argentina -, enquanto a concorrente tem 5 milhões de unidades. Ambas focam a venda de equipamentos para pequenos empreendedores.

De acordo com Tulio Oliveira, hoje ainda há espaço para crescimento nesse mercado, considerando o número de 18 a 20 milhões de empreendedores no país e o parque de 10 milhões de equipamentos. “Hoje ainda há espaço de crescimento no mercado de credenciamento”, afirmou. “Deve haver uma consolidação, mas não tão cedo.”

Oliveira afirmou que o Mercado Pago deve ter ainda neste ano a autorização para se tornar adquirente e, se isso ocorrer, poderá ser a quinta ou sexta maior empresa do setor em volume processado no país. Atualmente a companhia é uma subadquirente.

 

Imposto sobre transações digitais

O presidente do Mercado Pago disse ainda que a eventual criação de um imposto sobre transações eletrônicas teria impacto negativo para todo o mercado. “Se o legislador vai empurrar, vai ser ruim para todo mundo”, afirmou o executivo, em coletiva com a imprensa realizada hoje em São Paulo.

De acordo com o executivo, o Mercado Pago ainda não fez os cálculos de qual poderia ser o impacto do imposto na atividade da companhia. No entanto, ele afirmou que o setor levou ao governo, por meio de associações representativas, a oposição à ideia de criação do imposto.


 

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