Museu do Cartão de Crédito

18/03/2019 - Facebook planeja se tornar o maior banco central do mundo?

Voltar

MEDIUM 

Por: Lance Ng 


Segundo o New York Times (NYT), o Facebook está criando sua própria criptomoeda. Ele seria usado no WhatsApp, que o Facebook possui, para facilitar as transações entre os usuários.

O movimento do Facebook é claramente para combater a ameaça de rivais como Telegram e Signal. O NYT disse que o esforço secreto do Facebook para construir sua própria criptomoeda "começou no ano passado, depois que a Telegram levantou US $ 1,7 bilhão para financiar seu projeto de criptomoeda".

Entre Messenger, WhatsApp e Instagram, que o Facebook possui, há um coletivo de 2,7 bilhões de usuários. Se o Facebook decidir apoiar o valor de sua própria moeda digital com uma cesta de moedas estrangeiras, ela poderá potencialmente se tornar o maior banco central do mundo - porque é isso que os bancos centrais fazem; imprimir dinheiro apoiado pela economia do seu país e reservas em moeda estrangeira.

Não só isso se tornará monumental na história econômica mundial, como também se tornará uma ameaça séria e rápida para os gigantes existentes da indústria financeira.


Bye bye Visa e MasterCard

As duas maiores empresas de cartão de crédito do mundo são Visa e MasterCard. Eles nos fornecem a capacidade de realizar transações sem levar dinheiro. Eles então liquidam essas transações com nossos bancos.

Se o Facebook emitir sua própria moeda digital e todos os seus usuários tiverem uma carteira móvel do Facebook com moedas do Facebook, a necessidade de cartões de crédito diminuirá cada vez mais.

Você faz uma compra online, paga por isso com moedas do Facebook. Muitos aplicativos já integraram o login do usuário com contas do Facebook. O pagamento é apenas mais um passo.

Você compra um café com leite na Starbucks, toca no seu telefone no balcão para pagar com moedas do Facebook em vez do Apple Pay ou do Google Wallet. O Facebook definitivamente lançará incentivos de marketing para os usuários pagarem com suas carteiras móveis do Facebook no momento da compra. É assim que as carteiras móveis existentes disputam mercado.

E se o Facebook estiver apostando no valor de conversão de suas moedas com dinheiro do mundo real, poucos verão a necessidade de converter suas moedas do Facebook para dentro e para fora de suas carteiras móveis do Facebook com frequência.

Mas por que você compraria moedas do Facebook em primeiro lugar?

Por causa da grande diferença que faria para o comércio eletrônico.


E-Commerce F.0

Quando o lançamento de moedas do Facebook, ele poderia trazer o e-commerce para um nível totalmente novo.

O Facebook alcançará seu sonho de que os comerciantes on-line possam publicar e vender itens diretamente em seus aplicativos, até o processo de pagamento. Não há mais links para sites de terceiros. Não há mais digitação no cartão de crédito ou detalhes da conta do PayPal. Compras on-line vai se tornar um processo de duas etapas em aplicativos do Facebook. Eu vejo, eu gosto, eu clico em comprar, eu confirmo. As moedas do Facebook passam da minha carteira móvel para o vendedor imediatamente.

Não haverá spreads cambiais e taxas de transação muito menores. Redes sociais, mensagens instantâneas e comércio eletrônico se tornarão verdadeiramente integrados. Os consumidores esperam a conveniência de transações de dois cliques. Plataformas de e-commerce existentes usando gateways de pagamento tradicionais terão que se adaptar para competir.


Facebook se torna a maior moeda do mundo

O relatório do NYT afirma que “o projeto do Facebook está longe o suficiente para que a gigante das redes sociais tenha mantido conversas com trocas de criptomoedas sobre a venda da moeda do Facebook aos consumidores”.

Isso poderia potencialmente criar o maior mercado de câmbio privado do mundo. A população mundial é de cerca de 7,7 bilhões de pessoas. A China é o país mais populoso do mundo, com 1,4 bilhão de habitantes. O WhatsApp sozinho possui 1,5 bilhão de usuários. Coloque Facebook Messenger e Instagram na equação, nenhuma outra moeda tem nada perto de uma base de usuários potenciais de 2,7 bilhões. Isso é o que a moeda do Facebook poderia se tornar - a moeda mais detida e usada no mundo!

Ela irá gerar um mercado de câmbio do tamanho do qual o mundo nunca viu antes. O Facebook poderia potencialmente se tornar mais poderoso do que qualquer outro banco central.

Ao mesmo tempo, à medida que as moedas do Facebook se tornam cada vez mais negociadas pelos usuários, um mercado de derivativos de moedas do Facebook surgirá - futuros de moedas do Facebook, contratos futuros, opções, swaps de taxas de juros, etc.
 

Facebook a próxima Rota da Seda?

O artigo do NYT também dizia: “A grande questão que o Facebook enfrenta é quanto controle reteria sobre a moeda digital. Trabalhar com as trocas de criptomoeda levaria pelo menos parte da carga regulatória do Facebook, mas será mais difícil para a empresa ganhar dinheiro com as taxas de transação e mais fácil para os criminosos usarem a moeda para fins ilegais."

Facebook enfrenta um verdadeiro dilema aqui. Ele obteve muita repercussão pública na venda de dados de usuários nos últimos anos. Mas, se ela chegar ao outro extremo e garantir privacidade absoluta, como os rivais Telegram e Signal, ela poderá se tornar outra rota da seda, o mercado negro da Internet que popularizou o Bitcoin quando os usuários começaram a usá-lo para comprar e vender drogas.

O NYT afirma que as moedas do Facebook podem ser emitidas já no primeiro semestre deste ano. O mundo saberá as respostas para os cenários acima em breve.

Quanto a mim, estou apostando em algo grande para acontecer com criptomoedas. Banco de investimento O JPMorgan também está emitindo sua própria moeda digital, mas apenas para o mercado de pagamentos institucionais. Tenho notado que as duas últimas vezes o JPMorgan defendeu uma nova solução, que a inovação se torna mainstream, mas não antes de causar uma crise.

 

Newsletter

Preencha os campos abaixo e receba nossas notícias:

Rua Visconde do Rio Branco, 1488 - 18º andar - Centro - Curitiba/PR

Contato
Telefone Logo

2020 Museu do Cartão - Todos os direitos reservados