Museu do Cartão de Crédito

07/12/2018 - Cade vai investigar concorrência em cartões

« Voltar

VALOR 

Por: Fábio Pupo 

O tribunal do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) decidiu abrit uma investigação sobre eventuais práticas anticompetitivas no mercado financeiro e de meios de pagamento eletrônico. O inquérito administrativo será conduzido pela Superintendência-Geral do órgão antitruste. Serão apurados, em especial, eventuais abusos relacionados a práticas que tenham por objetivo dificultar o surgimento e o desenvolvimento de novos concorrentes e modelos de negócios disruptivos, como as fintechs.

O pedido de apuração foi formulado após aprovação na terça de relatório produzido pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal, que registrou preocupações concorrenciais envolvendo o mercado. Segundo o Cade, o documento apresenta um diagnóstico a respeito de problemas estruturais do setor financeiro, com especial atenção aos custos de intermediação, que levam o Brasil a ter "um dos maiores spreads bancários do mundo".

O presidente do Cade, Alexandre Barreto, lembrou preocupações contidas no relatório relacionadas à falta de concorrência no setor e à recorrência de condutas anticompetitivas. "Diversos agentes externaram suas preocupações no sentido de que, no setor financeiro, a verticalização tem sido mais prejudicial do que benéfica, restringindo a concorrência e dificultando o surgimento e o desenvolvimento de novas empresas no mercado", afirmou.

O tribunal determinou que o Departamento de Estudos Econômicos do Cade elabore um estudo para avaliar os efeitos da verticalização sobre a competição no setor para subsidiar decisões concorrenciais.

 

Preencha os campos ao lado e receba nossas notícias:

Rua Visconde do Rio Branco, 1488 - 18º andar – Centro – Curitiba/PR

© 2012 Museu do Cartão - Todos os direitos reservados - Powered By Totalize Internet Studio