Museu do Cartão de Crédito

18/09/2018 - Cielo lança sistema de pagamentos por QR Code para smartphones

Voltar

VALOR 

Por: Nathália Larghi 
 

A credenciadora de cartões Cielo lançou nesta terça-feira o QR Code Pay, um sistema de pagamentos por código para smartphones, sem uso de cartão físico. A expectativa é que a solução esteja disponível em todas as maquininhas da Cielo até o fim do ano.

Em um primeiro momento, o QR Code Pay poderá ser usado apenas na modalidade crédito, mas a Cielo já está desenvolvendo solução semelhante para o débito. Inicialmente a solução estará disponível no aplicativo de seis parceiros: Banco do Brasil, Bradesco, Alelo, Livelo, Agibank e PicPay, que, juntos, reúnem 40 milhões de clientes. A ideia, no entanto, é atrair outras marcas e emissores.

Danilo Caffaro, vice-presidente executivo de produtos, negócios, inovação e marketing da Cielo, afirma que a ideia é democratizar o pagamento digital. "A novidade é trazer uma solução aberta, democrática, instalável e acessível para todos. Na Cielo acreditamos que ser digital de verdade é ser digital para todo mundo", afirma o executivo.

A nova ferramenta é simples: ao optar pelo QR Code Pay, a maquininha gera um código QR, o cliente aciona o aplicativo do banco ou instituição parceira, mira a imagem com a câmera do celular e realiza o pagamento.

As taxas cobradas do lojista não mudam. "Nada muda para o lojista, quando você faz um pagamento, escolhe o valor, o tipo de transação e pode inserir, passar ou aproximar, agora pode gerar também o QR Code; o que acontece por trás é exatamente a mesma coisa. O estabelecimento comercial tem a mesma experiência. Não interessa se foi um plástico, um telefone com NFC ou um QR Code. A gente usa o QR Code como mais uma mídia disponível", afirma Caffaro.

Já para o usuário, ele tem que ter algum dos aplicativos parceiros integrados na solução. Caffaro explica, no entanto, que quem é cliente de outros bancos pode fazer um pagamento através de QR Code se o cartão daquele banco estiver disponível para algum dos parceiros, como é o caso do PicPay. "Se o cliente quiser usar dentro do Picpay um cartão de qualquer outro banco, ele pode, e vai usar da maneira como usaria o Picpay", diz Caffaro.

Atualmente, além das operações com cartão físico, a maioria das máquinas também aceita o pagamento via aproximação chamado de tecnologia NFC. Nesse modelo, o usuário aproxima seu smartphone com um cartão digital e faz o pagamento por aproximação, sem precisar do plástico comum.

 

Newsletter

Preencha os campos abaixo e receba nossas notícias:

Rua Visconde do Rio Branco, 1488 - 18º andar - Centro - Curitiba/PR

Contato
Telefone Logo

2020 Museu do Cartão - Todos os direitos reservados