Museu do Cartão de Crédito

13/04/2018 - Pagar com cartão nos EUA não vai mais precisar de assinatura, nem de senha

Voltar

TECMUNDO 

Por: Leonardo Müller 


Ao mesmo tempo que os EUA podem ser um país que incentiva o avanço da tecnologia no mundo, eles também conseguem ser absurdamente retrógrados. Só o fato de eles não utilizarem o sistema métrico — como o resto do mundo — já diz muito, mas o fato de não ser obrigatório usar chip e senha para fazer pagamentos com cartão por lá é o que realmente nos faz pensar o que tem na cabeça das autoridades por lá. De acordo com informações do New York Times e do The Verge, consumidores não precisarão mais assinar recibos de pagamentos com cartão de crédito nos EUA. Um avanço, certo?

Nem tanto. Parece que, apesar de assinatura estar sendo considerada inútil e totalmente insegura, ela não será substituída por uma senha ou qualquer coisa do tipo. Ou seja, a única forma de autenticação foi eliminada, e nenhuma outra foi colocada no lugar. Dessa forma, se você estiver passeando pelos EUA e alguma pessoa mal-intencionada encontrar um cartão que você perdeu ou esqueceu no caixa, ela pode comprar o que quiser sem deixar nenhum tipo de rastro, nem mesmo um rabisco em um recibo.

O fim da assinatura já vinha sendo anunciado nos EUA desde 2010, quando pequenas transações passaram a não requerer mais esse tipo de autenticação que ninguém acabava conferindo. Agora, ela não é mais obrigatória para qualquer valor de compra. É só mostrar o cartão e pronto.

A mudança será implementada por empresas como MasterCard, American Express e Discover já no dia 13 de abril. A Visa também entrará nessa onda ainda neste mês, mas não tem uma data marcada para tal. Segundo o The Verge, a oportunidade de implementar a senha nos EUA foi perdida pelo simples fato de os estabelecimentos comerciais não estarem a fim de exigir isso dos clientes em nome da comodidade.

Cartões de crédito e débito no Brasil são obrigados a operar com senha e chip há muitos anos, assim como na maior parte do mundo.

 

Newsletter

Preencha os campos abaixo e receba nossas notícias:

Rua Visconde do Rio Branco, 1488 - 18º andar - Centro - Curitiba/PR

Contato
Telefone Logo

2020 Museu do Cartão - Todos os direitos reservados