Museu do Cartão de Crédito

05/02/2018 - Cielo prevê alta de 5% a 7% do volume financeiro em 2018

« Voltar

VALOR 

Por: 
Álvaro Campos e Nathália Larghi


A Cielo, que divulgou seu balanço na noite de quinta-feira, revelou na manhã de hoje as projeções da empresa para 2018. A credenciadora de cartões prevê que o volume financeiro deve crescer de 5% a 7%. E estima que os custos e despesas totais devem aumentar de 2% a 4%. A companhia informou também que o capex (neste caso, compra de terminais) deve ficar entre R$ 300 milhões e R$ 400 milhões.

O presidente da Cielo, Eduardo Gouveia, afirmou que previsões de alta são menores em relação a 2017 devido às mudanças no setor, como a "full adquirência". Ele disse que agora, com as transações dos cartões Elo passando por outras credenciadoras além da Cielo, a empresa acaba perdendo volume. 

"A gente começa, por outro lado, a capturar volume de Amex e Hiper. Ele não compensa, mas é feito em crédito, que está exposto em coisas como anteciapação etc.", afirmou. "Em termos de receita, o movimento deve ser neutro em 2018. Em volume, perde um pouco porque a bandeira Elo é maior", disse.

'Maquininhas'

Ao longo de 2017, a Cielo, líder do setor de credenciadoras de cartão, viu sua base de máquinas de cartão (POS) cair 13,5% e os pontos de venda ativos registrarem uma redução de 14,2%. Para o presidente da companhia, Eduardo Gouveia, essa movimentação foi consequência de um mercado mais competitivo e, agora, a queda vem diminuindo.

"A queda na base de POS vem se arrefecendo semestre após semestre. Vimos que ela teve um efeito maior de competição no pequeno varejo e que foi mais forte no começo do ano passado", afirmou. A queda da base no quarto trimestre de 2017 em relação ao período imediatamente anterior foi de 1,6%.

Segundo o diretor de relações com investidores da empresa, Victor Schabbel, há uma expectativa de que o número de terminais POS volte a crescer em 2018. "Achamos que o avanço de base e Lio vão ser responsáveis pelo crescimento neste ano", afirmou. Os terminais Lio são uma das principais apostas da empresa em 2018. Essas maquininhas, além de transacionarem cartões de crédito e débito, oferecem ao lojista alguns aplicativos que os ajudam na gestão do negócio, com organização de estoque e finanças.

Segundo o balanço, atualmente existem 36 mil terminais Lio instalados. Para o presidente da companhia, a ideia é também modernizar o parque de terminais. "Temos feito a renovação de parque para colocar terminais com Wi-fi e 3G. Hoje, mais de 70 mil terminais já têm a tecnologia. Isso traz vantagens para o cliente. A gente ainda espera um crescimento mais acelerado com a Lio", afirmou. A maquininha ganhou impressora e um novo design, segundo Gouveia isso mostra que ela terá uma aceitação forte.

 

Preencha os campos ao lado e receba nossas notícias:

Rua Visconde do Rio Branco, 1488 - 18º andar – Centro – Curitiba/PR

© 2012 Museu do Cartão - Todos os direitos reservados - Powered By Totalize Internet Studio