Museu do Cartão de Crédito

18/12/2017 - Como proteger o seu cartão de crédito em ambiente virtual

« Voltar

TECMUNDO 

A praticidade das transações realizadas online trouxe consigo uma série de cuidados extras que são necessários a quem costuma usar cartão de crédito para realizar compras via web. Embora cada vez mais os brasileiros estejam usando a internet para adquirir bens e serviços, como indica pesquisa recente realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL),  ainda existe muito receio em torno da segurança envolvendo as transações. Segundo a mesma pesquisa, apenas 20% dos consumidores de e-commerce se sentem seguros fazer compras via internet. 


Alguns cuidados básicos envolvendo compras online

A princípio, é necessário se atentar a uma sequência de preocupações essenciais que precisam se tornar habituais. Seguir esses pontos básicos já garante proteção aos casos de fraudes mais comuns envolvendo clonagem de cartão ou delitos similares.

  1. Dê preferência ao uso de cartão de crédito. O uso cartão de débito não garante o mesmo nível de prevenção contra golpes e proteção na hora de efetivar as transações online.
  2. Saiba identificar sites seguros para se comprar. É possível identificar as páginas com conexão segura quando o protocolo HTTP, no início da barra de endereços, no canto superior esquerdo da tela está verde.
  3. De modo algum deixe informações sobre o cartão de crédito salvas no email ou em redes sociais, ainda que estejam em campos acessíveis apenas a você.
  4. Mantenha o antivírus do celular e do computador atualizado e evite fazer transações em conexões de internet de lugares públicos, como cafés, shoppings etc.

Além de ter esses cuidados, é possível investir em um plano mais elaborado de segurança. Hoje em dia, você consegue adquirir proteção adicional junto a administradoras do cartão de crédito. O Mastercard SecureCode, por exemplo, é uma proteção adicional para manter transações seguras e privadas. Por meio do serviço, o portador do cartão conta com um código privado para realizar a compra, o qual funciona como uma camada adicional de segurança, já que apenas você e a instituição financeira têm conhecimento dele. A Visa possui um sistema de segurança próprio também, no qual confirma o pedido enviando um PIN para o celular do dono do cartão segundos após a compra, a fim de legitimar a transação.

Preencha os campos ao lado e receba nossas notícias:

Rua Visconde do Rio Branco, 1488 - 18º andar – Centro – Curitiba/PR

© 2012 Museu do Cartão - Todos os direitos reservados - Powered By Totalize Internet Studio