Museu do Cartão de Crédito

24/08/2017 - Dízimo Fiel: brasileiros criam máquina de cartão e app para doações

Voltar

IDGNOW
Por: Luiz Mazetto


Uma startup brasileira do interior do Paraná chamada Servo Fiel vem chamando a atenção nos últimos meses com uma nova máquina de cartão voltada para o pagamento do dízimo em igrejas pelo país. Lançado em maio, a Dízimo Fiel permite que as costumeiras doações feitas pelos fieis para as suas igrejas sejam realizadas por meio de cartões de débito ou crédito, como explica Marcos Leandro Nonemacher, que criou a empresa há cerca de dois anos ao lado dos amigos Júlio e Rômulo, que também frequentam a comunidade católica da pequena Dois Vizinhos, com 40 mil habitantes.

Com a solução, os fiéis podem receber comprovantes de pagamentos personalizados sobre os dízimos doados para aquela igreja, com nome e CPF, além de ter acesso a relação das últimas doações realizadas. Outra facilidade destacada por Marcos é o fato de a máquina aceitar pagamentos sem contato por meio de uma pulseira ou um chaveiro com tecnologia NFC. 

Segundo ele, a ideia para a Dízimo Fiel surgiu a partir da própria comunidade católica de Dois Vizinhos depois da boa aceitação do primeiro produto da startup, o Servo Ticket, que busca facilitar a emissão de tickets e o gerenciamento de eventos e quermesses realizados pela igreja. “Diante desses pedidos, adaptamos a solução do caixa dos eventos para o controle do dízimo”, explica Marcos.

As igrejas que queiram utilizar a novidade precisam pagar uma mensalidade que varia entre 120 reais e 180 reais pela plataforma. Esse valor inclui o aluguel da máquina de cartão, que tem bateria para cerca de 5 horas e aceita as principais bandeiras, e o uso dos softwares de gestão e controle de caixa, com direito a um aplicativo mobile para smartphones. 

Apesar de algumas críticas que acusam a solução de supostamente facilitar a manipulação da fé das pessoas, Marcos destaca que a Dízimo Fiel tem a intenção de deixar o processo de doação mais transparente e organizado. “O nosso objetivo como empresa de TI é fornecer uma maior segurança e transparência para o dízimo. De forma alguma, a nossa intenção é ludibriar ou enganar o povo.” 

Após levar a Dízimo Fiel para 12 estados do Brasil (incluindo SP e RJ) em poucos meses, a startup agora espera ver a sua solução em igrejas de todos os estados do país até o final deste ano.

Newsletter

Preencha os campos abaixo e receba nossas notícias:

Rua Visconde do Rio Branco, 1488 - 18º andar - Centro - Curitiba/PR

Contato
Telefone Logo

2020 Museu do Cartão - Todos os direitos reservados