Museu do Cartão de Crédito

24/01/2017 - Itaú Unibanco e Multiplus lançam cartão conjunto de olho em alta renda

Voltar

Por Reuters | Época Negócios

O Itaú Unibanco e a Multiplus lançam nesta terça-feira (24/01) um cartão de crédito co-branded com foco no público de alta renda, com ofertas para acelerar o acúmulo de pontos em um momento em que a desaceleração no mercado de cartões, após anos de expansão, tem reverberado sobre programas de fidelidade.

Batizado de Itaucard Multiplus, o produto permite acúmulo de 1,3 até 2,5 pontos por dólar gasto, contra a média do mercado 1 ponto por dólar. A opção vale para os cartões Internacional, Gold, Platinum, Black e Infinite, nas bandeiras MasterCard e Visa, para correntistas ou não do banco. O Itaú Unibanco tem uma base de 40 milhões de contas de clientes que já possuem cartões de crédito.

"O objetivo é potencializar o acúmulo de pontos", disse à Reuters o diretor de cartões do Itaú Unibanco, Marcos Magalhães.

Na prática, o acordo faz com que os pontos acumulados por meio do cartão co-branded vão direto para o programa da Multiplus, em vez do Sempre Presente, plano de fidelização do próprio Itaú Unibanco.

A Multiplus, maior empresa de redes de fidelidade de clientes do país, com cerca de 16 milhões de filiados, e a rival Smiles, têm multiplicado alternativas para acúmulo e resgate de pontos.

Com menores gastos nos cartões e consequentemente menor acumulação de milhas, os clientes de programas de fidelidade têm tido mais dificuldade para juntar a pontuação necessária para resgatar passagens aéreas, como da Gol, dona da Smiles, e da Latam, cuja sócia TAM controla a Multiplus.

De acordo com Magalhães, o acordo com a Multiplus não minimiza o programa do próprio Itaú, embora admita que cerca de 80 por cento dos pontos hoje acumulados no Sempre Presente já são transferidos para outros programas de fidelidade.

Além do acúmulo acelerado de pontos no cartão co-branded com o Itaú Unibanco, a Multiplus oferece a extensão da validade dos pontos acumulados, para 36 meses, ante a média do mercado de 24 meses, além de desconto de 30 por cento na compra de pontos, e parcelamento em até 10 vezes sem juros na compra de passagens da Latam.

A parceria também prevê que clientes selecionados pelo banco que aceitarem adquirir o cartão na versão Black receberão um prêmio de 100 mil pontos na adesão. A adesão por meio do cartão Platinum, esta aberta a interessados, renderá 30 mil pontos de prêmio.

Segundo o presidente da Multiplus, Roberto Medeiros, o sistema de remuneração entre o Itaú e a Multiplus não envolve subsídios cruzados. "Tanto o banco quanto a Multiplus e as bandeiras (Mastercard e Visa) vão fazer o que sabem fazer melhor para expandir o uso dos cartões, não tem nada diferente", disse.

No ano passado, a chegada da rival Livelo, administradora de redes de fidelidade controlada por Bradesco e Banco do Brasil que tem uma abordagem mais popular, ajudou a levar todo o mercado a oferecer alternativas de valores menores para clientes que não têm expectativa de conseguirem pontos suficientes para trocá-las por passagens aéreas.

Este mês, a Smiles anunciou parceria com a rede de eletroeletrônicos e móveis Via Varejo para resgate de produtos com milhas nas lojas virtuais das bandeiras Casas Bahia, Extra e Pontofrio. Antes, já fizera acordo semelhante como o Grupo Pão de Açúcar, controlador da Via Varejo, para resgate de milhas e venda de produtos.

Newsletter

Preencha os campos abaixo e receba nossas notícias:

Rua Visconde do Rio Branco, 1488 - 18º andar - Centro - Curitiba/PR

Contato
Telefone Logo

2020 Museu do Cartão - Todos os direitos reservados