Museu do Cartão de Crédito

23/11/2016 - BC permite pagar cartão internacional pelo câmbio do dia da compra

Voltar

Por Eduardo Campos | Brasília | Valor Econômico

O Banco Central (BC) promoveu nesta quarta-feira alterações na regulamentação de compras de bens e serviços feitas no exterior.

A partir de hoje, o consumidor que fizer compras com cartão fora do país terá a opção de pagar o valor equivalente em reais na data da compra. Até então, esse tipo de pagamento era feito exclusivamente pelo valor equivalente em reais apurado na data de pagamento da fatura. O cliente poderá optar entre a conversão imediata ou apenas no fechamento da fatura.

Em nota, o BC explicou que a adoção dessa sistemática está condicionada à oferta pelo emissor do cartão e à aceitação do cliente.

A medida agrega mais previsibilidade, principalmente para o viajante internacional, que saberá de antemão quanto algum produto custou em reais. Até então, ele ficava exposto à variação cambial até a data de fechamento da fatura, que poderia reduzir ou aumentar o valor a ser pago em reais. Agora, no caso de desvalorização do dólar entre a data de compra e o fechamento da fatura, o consumidor “deixa de ganhar” a variação cambial que seria a seu favor, já no caso de valorização do dólar nesse ínterim o consumidor está com seu custo “travado” em reais.

Também foram ampliadas as formas de pagamento para aquisição de bens e serviços no exterior por meio de empresas que prestam serviço internacional de comércio eletrônico. O único meio permitido era o cartão de crédito de uso internacional. Agora, a transferência bancária e o cartão de uso doméstico também poderão ser usados para esses pagamentos.

Newsletter

Preencha os campos abaixo e receba nossas notícias:

Rua Visconde do Rio Branco, 1488 - 18º andar - Centro - Curitiba/PR

Contato
Telefone Logo

2020 Museu do Cartão - Todos os direitos reservados