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16/06/2016 - Bradesco e Visa fazem nova tentativa por pagamentos por aproximação

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Por Gustavo Brigatto | Valor Econômico

Uma tecnologia que há muito engatinha, os pagamentos por aproximação, ou sem contato, vai passar por um novo teste no Brasil. Bradesco e Visa anunciaram hoje o lançamento de uma pulseira que pode ser usada para pagar compras. Basta aproximar o dispositivo de uma máquina de cartão de crédito habilitada a funcionar com a tecnologia NFC (Near Field Communication).

Atualmente, mais de 1,5 milhão de máquinas são compatíveis com o sistema, o equivalente a 80% da base total em operação no país. A pulseira funciona como um cartão de débito pré-pago, que pode ser recarregada por boleto ou por meio de um aplicativo.

Feita de borracha e resistente a água e suor, a pulseira será testada, incialmente, com um grupo de 3 mil pessoas selecionadas pelas duas empresas. Não haverá comercialização aos consumidores. No grupo de avaliação, estão jornalistas, artistas e atletas que participarão da Olimpíada. Patrocinadoras da competição, Bradesco e Visa querem usar o período para promover o conceito de pagamento sem contato.

De acordo com Cesario Nakamura, diretor da Bradesco Cartões, a avaliação sobre os próximos passos e um eventual lançamento comercial da tecnologia será feita após o fim da Olimpíada. As pulseiras distribuídas no período de teste vão funcionar até junho do ano que vem.

Bradesco e Visa já testam o sistema de pagamentos por aproximação desde 2008, quando lançaram um modelo e cartão compatível com a tecnologia NFC. A tecnologia hoje está disponível em cartões emitidos pelo banco e também pelo Original.

Na avaliação de Nakamura, a adoção dos pagamentos por aproximação é lenta no Brasil porque o consumidor já está acostumado com os cartões de chip e também por falta de treinamento no ponto de venda, já que os vendedores não estão preparados para usar a tecnologia.

Percival Jatobá, vice-presidente de produtos da Visa, acrescenta ainda o custo do cartão compatível com o sistema, que tira a tecnologia da estratégia de alguns bancos. Ele diz acreditar que a redução desses valores e o surgimento de novas opções de pagamento como pulseiras, telefones, entre outros dispositivos, ajudarão a tecnologia a se popularizar. “O cartão de plástico continuar a existir, mas o pagamento sem contato é o futuro e o importante é ter diferentes produtos para que o consumidor possa usá-lo”, diz Jatobá. Além da pulseira, a Visa já apresentou fora do Brasil um anel que pode ser usado para pagamentos.

Até o fim do ano, a Samsung colocará em funcionamento no Brasil a Samsung Pay, carteira digital que funciona no modelo de pagamentos por aproximação. A expectativa é que Google e Apple também tragam suas carteiras para o Brasil após o lançamento da Samsung.

O Bradesco é um dos bancos parceiros da Samsung no Pay, o que vai permitir que seus correntistas usem seus cartões no sistema. De acordo com Nakamura, o banco tem planos de lançar uma carteira digital própria como a do Banco do Brasil. Mas ainda não há uma previsão para que isso aconteça.

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