Museu do Cartão de Crédito

12/05/2016 - Itaú e MasterCard vão criar nova bandeira de cartões de crédito no Brasil

Voltar

Por Thayana Alvarenga | Melhores Destinos

O Itaú e a Mastecard receberam sinal verde do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para a criação de uma nova bandeira de cartão de crédito e débito no mercado brasileiro. As empresas pretendem criar uma nova marca para concorrer com Visa, American Express, Elo e demais bandeiras.

Algumas restrições foram impostas pelo Cade para dar aval ao negócio. As empresas envolvidas terão 30 dias para ajustar documentos da operação para darem início a parceria.

A joint venture entre as partes vai ter duração de sete anos, embora as empresas quisessem por 20 anos. Esta redução do tempo vai permitir que o Cade fiscalize que os benefícios sejam realmente introduzidos no mercado, em favor dos consumidores.

Entre eles, a criação do chamado “e-wallet” (uma espécie de carteira virtual que armazena dados relacionados à sua identidade) e de mecanismos de pagamento “tap and go“, uma tecnologia que permite pagamentos apenas com a aproximação de aparelhos compatíveis.

Entre as restrições, obrigatoriamente deverá ser criada mais uma marca de cartão de pagamentos, que não remeta ao Itaú Unibanco ou à MasterCard. Além disto, será necessária a criação de regras de governança corporativa.

O Cade impôs, também, que haja não-discriminação e transparência a todos os consumidores. Logo, Itaú Unibanco e Mastercard concordaram em ajustar o contrato para divulgar as taxas únicas, além de informar o valor da parcela referente à taxa de intercâmbio repassada ao emissor do cartão.

Em um mercado cada vez mais acirrado, sempre é bom um novo concorrente para oferecer benefícios a ganhar mercado, ainda mais quando surge com a promessa de novas tecnologias interessantes. Esperamos que elas sejam aliadas a cartões com boa pontuação, que possam ser usados para acumular milhas e conquistar passagens aéreas e demais produtos!

Newsletter

Preencha os campos abaixo e receba nossas notícias:

Rua Visconde do Rio Branco, 1488 - 18º andar - Centro - Curitiba/PR

Contato
Telefone Logo

2020 Museu do Cartão - Todos os direitos reservados